quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

OS MEUS DESEJOS DE ANO NOVO


Embora seja uma mera formalidade, para alguns, eu quero desejar a todas as pessoas, pequenas e grandes, que tenham um ano novo cheio de saúde, paz, amor e dinheiro para poderem vencer as dificuldades que são anunciadas por tudo o que é comentarista e até pelo próprio 1º Ministro.
Gostaria que o ano de 2009 fosse de mais frontalidade em relação aos politicos, que não houvesse tanta demagogia e hipocrisia e sobretudo que a politica fosse tratada como uma causa nobre de serviço público à comunidade e não como um circo onde vale tudo até expôr a desgraça dos pobres.
Gostaria que o ano fosse de mais segurança para quem trabalha e que as associações que representam os trabalhadores tivessem mais poder de intervenção, sobretudo na Madeira, que deixassem de fazer trabalho fechado e de grupo e fossem mais democráticas e abertas para poderem mobilizar mais trabalhadores para a luta pelos seus direitos procurando unir o máximo de pessoas sem olhar às suas crenças politicas edeológicas e religiosas. É preciso sair do marasmo urgentemente para que a chamada paz social não continue a ser a arma de arremesso de quem governa esta terra. É preciso uma pedrada no charco! Os jovens têm um importante papel a cumprir, antes que seja tarde!
Gostaria que as crianças e os jovens fossem os abençoados neste ano pois sem eles não haverá futuro mais feliz e mais realizado.
Gostaria que as pessoas idosas não se sentissem as marginalizadas da sociedade, que por vezes parece delas se envergonhar, com acontece com a falta de medidas que as apoiem e com o comportamento de algumas familias que as abandonem à sua sorte.
Enfim gostaria que as mulheres não fossem mais vitimas de violência, de qualquer espécie, e que o mundo fosse mais justo para elas que asseguram que a humanidade continue a existir.
Queria a paz verdadeira para o mundo e que se calassem as armas de Israel na Palestina, e vice versa.
Embora pequena eu queria tanta coisa...

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Na Politica não devia valer tudo!

A última noticia da politica é que um deputado decidiu oferecer 5 mil euros aos idosos com mais de 70 anos.
Para muitos isto parece ser uma posição de herói, mas para quem conhece a realidade e entende o que é uma verdadeira acção politica ao serviço da democracia e das pessoas, sabe que isto não passa de mera acção de demagogia, da mais perigoza, que faz lembrar o que se passou em França com o Le Pen e em Portugal com o Valentim Loureiro.
Conheço pessoas que fazem da politica uma esfera de intervenção séria, que dão muitos donativos para pessoas individualmente e até para Instituições mas que nunca vieram para a praça pública anunciar esse gesto que deve ser discreto e sem aproveitamento politico como este que foi anunciado.
O exercicio da actividade politica a sério precisa de ter dinheiro que deve sair dos nossos impostos pois só assim garantimos que exista pluralidade e democracia. Não se pode contrapôr ao roubo que a maioria parlamentar quer fazer aprovando, para si própria, mais de 3 milhões de euros só em 2009, acções demagógicas que podem pôr em causa o verdadeiro sentido do que deve ser a actividade politica.
Os Partidos precisam de dinheiro, a distribuição pelos mesmos deve ser em função dos votos que obtém mas com ponderação para que os contribuintes não se sintam ofendidos com a demo cracia que permite que exista alguns que esbanjam o dinheiro que é de todos.
Na politica não devia valer tudo e por isso mesmo se esse senhor queria dar um pouco do que recebeu, sim porque se fosse para distribuir tudo o que já recebeu até hoje tinha muitos mais milhares de euros para distrubuir, os outros milhares deve-lhe ter feito muito jeito e muito bem, agora não dê esmolas com a comunicação social presente, que isso não passa de propaganda demagógica e não uma acção desinteressada e de coração aberto como devem ser as acções de boa vontade.
Sei que esta minha posição pode não ser politicamente correcta, para alguns, mas é a minha opinião e felizmente que ser pequena e ter um espaço para escrever permite estas "leviandades"...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Feliz Natal a todos!

Benditos sapatos-cairam na hora certa!

Adorei a sapatada do jornalista Iraquiano a J W Bush!
Foi fantástico e sobretudo, que imaginação. Sim Senhor!
Dei por mim a imaginar quando é que algum jornalista português tem a coragem de se manifestar quando é chamado de f da p... por um Governante com já aconteceu na Madeira.
Não sei porquê mas não consigo vislumbrar tanta coragem porque saber atirar um sapato no momento certo e depois ir preso não é para todos, lá isso não é.
Dizer mal dos outros é fácil mas assumir uma posição de luta, e de não chantagem, é muito mais dificil. É preciso ter uma postura de coluna vertebral que anda muito arredada da classe "jornalística".
Mas lá que foi bom de ver e era bom ver cá, isso não tenham dúvidas.
Já imaginaram um sapato a cair, na hora certa e no "lugar" certo?...
É bom demais para ser possível!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Encerramento do debate do Plano e Orçamento da Região-

Estive sem escrever neste espaço alguns dias, porque não me entusiasmei com nada, para o fazer.
Ontem decidi ligar o televisor logo de manhã e assistei à sessão de encerramento do debate do plano e orçamento da Região.
Para além das intervenções da oposição onde cada partido fez um esforço para defender as suas opiniões, ouvi as posições da maioria expressas de forma "dura", incorrecta, malcrida e até ofensiva dos direitoas das pessoas.
Para quem dizia que não ia ao debate se o mesmo não tivesse elevevação, até dava vontade de rir se não fosse trágico, pois estamos a falar de quem governa esta terra.
Quando um presidente do governo assume que é malcrido e chama os adversários politicos de "indigentes politicos", está tudo dito!
Não percebo é como, ainda existem pessoas que defendem este tipo de comportamento aceitando-o como" normal " e como é que ainda há jornalistas que acham que" isto" é que teve piada porque o resto foram argumentos repetidos sem qualqer surpreza.
è de uma tristeza " franciscana" tudo isto, é triste viver numa terra que só nos dá este triste espectáculo na politica que é um péssimo exemplo para os mais novos.
Eu que o diga...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Parlamento Regional.Tudo morno?

Tenho acompanhado com alguma atenção as noticias referentes aos trabalhos parlamentares e tenho reparado que quando não existe uma acção de escândalo e vergonha alguns jornalistas acham que os trabalhos foram mornos e sem interesse.
No entanto lendo e vendo com mais atenção, o que é que os "ditos" consideram "mornisse"? Propostas sobre os problemas das toxicodependências, fiscalização mais rigorosa a várias dependências governativas, passes para os estudantes, etc, etc...
Esta forma de fazer jornalismo é verdadeiramente o maior alimento de tudo o que de pior existe em termos de uma verdadeira informação que devia ser isenta e não tendenciosa.
Para alguns jornalistas a política só é válida quando faz espectáculo e quanto pior for, melhor. Depois são os primeiros a criticar armando-se muitas vezes em "virgens ofendidas", ou então em moralistas dos políticos, normalmente metendo tudo e todos no mesmo saco.
O mais incrivel é que existe uma grande proteção dos políticos a este tipo de actuação. falam pelas costas mas nunca criticam de caras porque depois têm medo de não ter cobertura às suas acções.
Talvez vá chegando a altura de uns e outros alterarem comportamentos porque o que está em causa é a liberdade de informação e tratamento numa sociedade que se diz democrática.
Estou a ficar demasiado séria...
As circunstâncias obrigam...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ontem Hoje e amanhã! PCP diz que teve, tem e terá sempre razão!

Este fim de semana alargado serviu de palco a mais um congresso, desta feita do PCP.
Foi incrívil ouvir algumas intervenções que de tão sectárias até parece que não vivemos em pleno século XXI. Mas o mais impressionante foi ouvi-los dizer que sempre tiveram razão e que vão continuar a tê-la no futuro.
Eu confeso que, talvez por ser pequena, engano-me tantas vezes e tenho a certeza que vou continuar a cometer erros, mesmo depois de crescida, pois está provado que só não erra quem não vive, os mortos é que se safam fiquei estarrecida com esta conclusão.
Será que os militantes do PCP estão todos mortos, do ponto de vista filosófico, claro está? Será verdade que não se arrependem de não se aliar às outras esquerdas para conseguir mais vitórias para quem precisa? Será que realmente acreditam naquilo que disse a Odete Santos que só resulta enquanto dura a intervenção e que depois passa à história, como ela própria?
Acho um verdadeiro desperdício passar 3 dias num congresso e a mensagem que passaram é que continuam a ser dos maiores sectários que a esquerda tem em Portugal.
É pena! Todos os que querem uma mudança perdem, e isso é triste...

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O silêncio dos cemitérios

Estive sem escrever alguns dias porque não é fácil falar perante números tão assustadores como os que foram divulgados em relação às 43 mulheres assassinadas em Portugal pelos próprios homens que se diziam seus companheiros.
Isto é realmente demasiado violento e por isso deveria ser comentado na blogosfera madeirense tão pronta a falar sobre assuntos bem mais fúteis e menores, mas quando toca a situações como estas, o silêncio é muito parecido ao dos cemitérios, o que não deixa de ser arrepiante. As excepções são apenas para confirmar a regra, o que não deixa de ser ainda mais lamentável.
Está em curso uma petição on line para ser assinda apenas por homens. Estou desejando de ver quantos madeirenses vão assinar a mesma. Na altura do balanço vou voltar ao tema.
O silêncio dos cemitérios também se estende a outros temas, por acaso, ou não, alguns já foram abordados neste blogue, mas o que parece mais grave no momento é a situação do governador do banco de Portugal que insinuou que o problema do País é o subsídio de desemprego ser demasiado generoso. isto vindo de um senhor que conforme é público ganha 17 mil euros mensais é uma autêntica anedota, agora desmentida pela própria Comissão Europeia que até considera que tal subsídio deve ser mais alargado.
Enfim este nosso Portugal continua, não só na cauda da Europa, mas também na cauda da fraude e das desigualdades.
Coisa para os adultos pensarem embora pareça que há muita gente sem nenhuma vontade de fazer os trabalhos de casa e ainda culpam as crianças...

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

43 mortes de mulheres por violência doméstica!

Sabemos já, que este ano, foram assassinadas 43 mulheres pelos seus actuais ou ex:companheiros.
E o ainda mais grave é que estes crimes foram cometidos por homens que têm entre 24 e 35 anos.
Mas afinal que sociedade é esta que permite que isto aconteça?
Afinal somos considerados um País moderno e Europeu mas depois agimos como assasssinos e selvagens com estatísticas dignas do terceiro e quarto mundo.
É impressonante que mulheres sejam assassinadas por dizerem que não a um homem, ou por já não gostarem deles ou porque não estão dispostas a ser espancadas e maltratadas.
E que homens são estes que pensam que ao juntar-se a uma mulher são seus donos e senhores como se ainda vivessemos no tempo da escravatura que já acabpu, e muito bem, há muitos anos.
Sinto-me envergonhada com estes acontecimentos que deviam preocupar as entidades que têm responsabilidade neste País e nesta Região pois não podemos ignorar que pelo menos uma destas mulheres era madeirense e vivia na Ribeira Brava.
Se é de pequeno que se troce o pepino existe alguma coisa que está a falhar. Valia a pena discutir o que é.
Compete aos adultos descobrir. Cumpram o seu papel!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Vioência Doméstica - "hoje Recebi Flores"

O próximo di 25 de Novembro vai ser dedicado a falar da violência contra as mulheres. Para antecipar e até para deixar de falar do que já cansa e farta, decidi publicar alguns poemas que fazem pensar, pequenos e grandes...Começo por este de autor desconhecido mas que é aterrador e actual face aos números de mortes de mulheres às mãos de "companheiros"que hoje foram divulgados.

HOJE RECEBI FLORES!

"Hoje recebi flores!
Não é o meu aniversário
ou nenhum outro dia especial;
tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite,
ele disse coisas cruéis que me ofenderam de verdade.
Mas sei que está arrependido e não as disse a sério,
porque ele me enviou flores hoje...
Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me
Parecia um pesadelo...
Mas eu sei que ele está arrependido
porque ele me enviou flores hoje.
Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me.
Nem a maquilhagem ou as mangas compridas poderiam ocultar
os cortes e golpes que me ocasionou desta vez.
Não pude ir ao emprego hoje
porque não queria que se apercebessem.
Mas eu sei que está arrependido
porque ele me enviou flores hoje...
Ontem à noite ele voltou a bater-me, mas desta vez foi muito pior.
Se conseguir deixá-lo, o que é que vou fazer?
Como poderia eu sozinha manter os meus filhos?
O que aconteceria se faltar o dinheiro?Tenho tanto medo dele!
Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar.
Mas eu sei que está arrependido,
porque ele me enviou flores hoje.
Hoje é um dia muito especial:é o dia do meu funeral.
Ontem finalmente ele conseguiu matar-me.Bateu-me até morrer.
Se ao menos tivesse a coragem e a força para o deixar...
Se tivesse pedido ajuda profissional...
Hoje não teria recebido flores!

NÃO TENHAM VERGONHA PEÇAM AJUDA NÃO SE DEIXEM MORRER, NUNCA CONFIEM NUM AGRESSOR E RECUSEM SEMPRE ESSAS FLORES!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ministra cedeu aos alunos para dividir a luta. Teve medo!

Mesmo dizendo que não cedeu o facto é que a Ministra fez um recuo e reconheceu que as faltas justificadas dos alunos não contam para penalização.
É claro que este recuo tem um objectivo, dividir a luta e afastar os alunos e os Pais da mesma, isolando os professores.
É a velha tese de dividir para reinar, mas significa que o Governo teve medo das repercussões de toda esta luta.
Entretanto os Professores marcaram greve para a altura das notas. Será que é o mais correcto? Isto não poderá prejudicar os alunos? Dizem que não, que até vai beneficiar os alunos com piores notas pois vai adiar o " castigo" para outra altura fora do Natal. Não deixa de ser um argumento interessante, e até simpático, mas será que os Pais vão concordar? Os meus não tenho a certeza...
Mas que é preciso fazer alguma coisa lá isso não tenho dúvidas e a verdade é que os professores estão a lutar com todas as armas, e isso, nesta altura é muito válido e até importante para combater o comodismo e o conformismo que reina na sociedade.
Por isso é que a Mafalda está com os Profes...
Força na luta!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Educação a ferro e fogo. A Ministra não ministra!

O País anda muito mal em matéria de educação.
A Ministra não ministra, os Professores vão fazer mais uma manifestação, os alunos até já jogam ovos podres aos governantes, os pais estão divididos, mas a maioria, por aquilo que se pode entender das noticias, estão ao lado dos professores e dos alunos.
O Governo regional resolve o problema na Madeira decretando que todos os professores são bons!?...
E o Primeiro Ministro continua a dizer que apoia a Ministra e que o modelo decretado pelo governo é o melhor para a educação e para os professores fingindo que não vê o que se passa à sua volta.
Acho que continuamos na esfera do irreal. Isto anda tudo às avessas e assim deixou-se de discutir a crise e as suas consequências particularmente o desemprego.
Já agora é curioso que ainda não tenham sido publicados os números do desemprego do mês de outubro. O que será que está a atrasar a sua publicação?...
Ultimamente isto anda tudo tão baralhado que até estou a perder a minha irreverência e já ando a falar como as pessoas grandes. O que dá viver num mundo maluco...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

INTERROGAÇÕES SOBRE O QUE SE PASSA NA MADEIRA

Tenho estado a ler o que se escreve na blogosfera sobre os últimos acontecimentos no Parlamento Regional e apeteceu-me fazer algumas perguntas, não é por acaso que ainda estou na idade de crescimento, e por isso perguntar, para além de não ofender, faz parte da inteligência do ser humano que não pensa ter a verdade sobre tudo o que se passa à sua volta.
Vamos lá perguntar:
- Porque é que a esmagadora maioria dos ilustres bloguistas não condenam com mais veemência a atitude do deputado do PND e pelo contrário fazem dele o seu herói sabendo perfeitamente que o protogonista desta "estória" é uma pessoa" fraca da cabeça" que até chamou no dia seguinte companheiro ao Jaime Ramos como podemos ver em todas as televisões?
- Porque é que tendem todos a dizer que só ele é que foi o único corajoso durante estes 30 anos quando sabem que ao longo da história da democracia na Madeira houveram outras pessoas, de vários quadrantes politicos, que se bateram fortemente pela liberdade e pelos direitos das pessoas enfrentando maus tratos, incluindo processos crime e ofensas corporais?
- Porque é que fazem questão de esconder a história passando a imagem que ao longo do poder da maioria foram todos uns fracos, cobardes, etc...?
- Porque é que muitos ilustres Bloguistas, que também são deputados, não explicam o que estão e estiveram a fazer no Parlamento e porque têm admitido ao longo estes anos que o trabalho parlamentar seja feito no debate de ideias apresentando propostas que confrontam o poder da maioria? Será que agora chegaram à conclusão que estiveram errados e que em vez dessas propostas deveriam ter posto um relógio ao pescoço ou então sentar-se numa espreguiçadeira a ler o jornal ou então a agitar uma bandeira nazi? será a esta conclusão que chegaram? Se foi porque não se demitem também?
- Porque é que quem defende que esta é a forma correcta de fazer oposição não muda a sua forma de trabalhar e não se passa de armas e bagagens para as bandas dos criadores da mesma? Ou será que está a dar muito jeito ter um "bobo da corte" para fazer o trabalhinho "sujo"que não dá para sujar as mãos e ver o que vai acontecer ?
- Porque é que não dizem claramente que querem mais eleições e que pensam boicotar o trabalho parlamentar até conseguirem esse objectivo?Pensam que com o mesmo povo que votou em 2007 as coisas vão alteram muito? Ou podem ainda piorar mais? ou têm outros objectivos ainda não confessados? Quais?
- Porque não se preocupam seriamente em preparar uma forte alternativa ao poder regional aproveitando todas as suas atitudes anti democráticas e ditadoras como as que acabaram de acontecer, aproveitando o descontentamento presente para poder alterar para melhor o futuro? Não seria esta uma maneira mais séria de fazer oposição a sério?
E poderia continar a perguntar muito mais mas como tenho consciência queo texto já vai longo deixarei para a próxima acabando com um ditado popular que penso estar cada vez mais actual: QUEM TUDO QUER TUDO PERDE!

Nem mesmo cegos alguns mudam!

No filme inspirado no ensaio sobre a cegueira, de josé Saramago, fica claro que há pessoas que nem mesmo cegas mudam os seus comportamentes errados.
Este filme é uma dura lição de vida que fazia bem a muitas pessoas ir ver, talvez assim ficassem a pensar nos seus comportamentos e sobretudo em como o ser humano é pobre , frágil e ao mesmo tempo como é capaz de fazer tudo para dominar os outros nem que seja usando a força bruta.
Gostei do papel que o filme dedica às mulheres. São elas sem dúvida as mais fortes em alturas de crise aguda sacrificando-se, até da pior maneira, para conseguir que os outros não morram de fome.
Não pude desligar este filme da realidade que nos cerca e fazer alguma anologia com acontecimentos mais recentes que se passam na sociedade Portuguesa e Madeirense e cheguei à conclusão que há muitos cegos a circular por aí, alguns por comodismo, outos porque até lhes dá jeito e os que querem enxergar estão lixados.
Mas como há sempre uma luz ao fundo do túnel espero que ainda haja tempo para ela iluminar algumas cabeças antes que se faça tarde até porque de palhaços, anarquias, ditadores e quejandos não reza a história a não ser para os enxovalhar e denegrir ainda mais.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Proibir um deputado de entrar na sua casa?Tá tudo louco?

Na Madeira parece que anda tudo às avessas. Então não é que é o próprio Presidente da Assembleia que assume a responsabilidade de ter impedido um deputado de entrar no Parlamento?
Não gostei do que tem feito ese deputado, já o disse, mas agora proibir a sua entrada no Parlamento é de loucos que perderam completamente as estribeiras e já não conseguem "governar"a sua própria casa.
Imaginem se os nossos pais por cada coisa feia que nós fizessemos nos corriam de casa. Era bonito, era!
Acho que a politica na Madeira está a bater no fundo, já o disse, mas nunca é demais repetir até porque não gosto de meter todos no mesmo saco e ainda tenho esperanças que alguns destes loucos sejam julgados por quem os elegeu e apanhem o castigo que merecem e que outros, que muitas vezes não têm cobertura mediática, tenham a prenda pelo trabalho sério desenvolvido a favor das pessoas.
A esperança é a última coisa a morrer...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O Parlamento da Madeira bateu no fundo

Acho lamentável e grave o que se está a passar na Assembleia Regional da Madeira.
Ontem estava feliz porque Obama tinha sido eleito e tinha dado uma grande lição ao mundo, de democracia e de esperança. Hoje estou triste porque o que se passa no Parlanento regional é ao contrário do que parece se passar no mundo.
Porque diabo a bandeira nazi tinha que ser levada para dentro do parlamento? Não existem outros meios de demonstrar oposição a medidas e propostas graves, como parecem ser as que estavam em discussão?
Saberá o homem que levou a bandeira o que realmente ela significa? Saberá que os nazis mataram milhões de seres humanos, torturaram outros e atrazaram a humanidade durante muitos séculos?
Saberá a maioria parlamentar que está a dar azo a estas manifestações que são os principais responsáveis pelas mesmas porque teimam em retirar direitos democráticos aos outros partidos?
O que me parece é que isto tudo se alimenta e quem quer estar no Parlamento de forma séria e empenhada está tramado porque nem a comunicação social lhes dá relevo.
Coisa para pensar, não acham? É porque a politica deveria dizer respeito a todos e por isso ficar indiferente é o pior dos males.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A esperança paira no ar

Estou contente. Mesmo que seja dificil haver muitas mudanças a eleição de Obama é uma esperança que urge festejar.
Não acredito em milagres mas penso que nada vai ficar igual, depois da maioria do povo Americano ter eleito como seu Presidente uma pessoa como Obama.
Penso que Martin Luther King acabou de realizar o seu sonho, mesmo depois de ter sido assassinado a 4 de Abril de 1968.
Não é preciso ter muitos conhecimentos para perceber que esta mudança poderá animar alternativas noutros locais do planeta que até agora pareciam impossíveis.
Aos que não acreditavam nesta vitória dizendo que conheciam a "América profunda" e que essa nunca votaria num negro que tirem lições, até para esta "santa" terrinha em que nada muda, até que apareça o/a nosso/a Obama...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Eleições na América. Que ganhe Obama!

Estou ansiosa para saber o desfecho das eleições Americanas.
Embora não seja conhecedora de politica internacional e o Obama não seja, o "meu" candidato idea,l a verdade é que quero que ele ganhe para o mundo respirar um pouco melhor.
Basta de Republicanos e arbustos secos. Basta de guerras e mortes, de Americanos e não Americanos.
É preciso um sinal de esperança neste mundo em profunda convulsão politica, económica e social. Se Obama ganhar essa esperança será maior, pelo menos a acreditar nas suas palavras que são seguidas pelo mundo inteiro.
Hoje ouvi opiniões de pessoas residentes em Portugal que diziam não acreditar que os Portugueses elegessem para Presidente um negro, porque são racistas e nunca deixariam que isso acontecesse.
Fiquei a reflectir nessas palavras e fiquei a pensar e se a maioria dos americanos pensa da mesma maneira?
O mundo fica lixado com esta mentalidade e acabamos por perder todos. Espero que o racismo não cegue os Americanos e que em Portugal exista mais pessoas de cor a se candidatar a altos cargos da nação.
Seria interessnate saber como reagiria este povo "superior"...

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Hoje não vou contestar!

Hoje apetece-me dizer bem e por isso vou falar da Orquídea Branca.
Há muito tempo que não tinha um serão tão bem passado, culturalmente falando.
Podem ficar admirados como é que uma contestatária pode gostar de Ópera. Gosto e gostei muito do Orquídea Branca que me encantou o espirito e a "alma" que me fez bem aos olhos e aos ouvidos, que me fez esquecer durante duas horas e meia que vivo numa Ilha tão pequena e muitas vezes com tão pouca coisa boa para mostrar.
Achei maravilhoso as vozes, as roupas e o cenário e para mim foi um enorme prazer ouvir o Tenor Carlos Guilherme que com a sua voz maravilhosa deu um brilho especial a esta Ópera.
Só não concordo com algumas declarações saloias que tenho ouvido por aí no estilo " somos os melhores do mundo", etc..., mesmo que isso fosse verdade não era preciso apregoar porque a OB não precisa, deixem ser o público a julgar, é melhor e mais culto. Não acham?

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Abaixo a chantagem patronal

Estou envorganhada com o nosso País e com o nível dos seus Empresários.
Então não é que o representante das chamadas pequenas e médias empresas veio dizer que se o salário minimo nacional aumentar para 450Euros, veja-se a fortuna, as empresas não vão renovar os contratos a termo.
E ninguém disse nada como se isto fosse a coisa mais normal do mundo.
É impressionante este País que paga dos piores salários da Europa, que tem licenciados a ganhar menos do que o SMN, que tem familias inteiras à beira dum ataque de nervos, por não conseguirem pagar as prestações bancárias, onde o desemprego está a subir e vem este senhor ameaçar com mais rescisões e despedimentos.
Acho que intervenções destas deveriam ser repudiadas por todos e por isso a minha veemente contestação, pois embora seja ainda pequena tenho ouvidos para ouvir e olhos para ver que isto está muito mal!...

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Justiça sem coração

Hoje vi uma reportagem na televisão que me arrepiou da cabeça aos pés.
Vi uns Senhores Solicitadores, acompanhados pela policia, irem a casa de pessoas executarem acções decididas por um Juiz. A maior parte dessas acções eram de acções de despejo e de penhora dos bens da casa, como televisão, computador, sofás, etc..
A maior parte das acções de despejo era de pessoas idosas que já viviam nas casas há muitos anos, a maioria em parcas condições sem ter uma alternativa onde morar.
Não entendo como é que um juiz pode decidir colocar pessoas fora das casas sem uma alternativa de habitação.
que justiça é esta que não respeita a Constituição Portuguesa onde está expressamente escrito que todos têm direito a uma habitação condigna.
Então para o Juiz não importa o que poderá acontecer às pessoas?
Esta situação está também a acontecer a algumas pessoas que estão a dormir ao relento no Caniço.
Independentemente das razões familiares que possam ter levado o Tribunal a decidir o despejo destas pessoas a verdade é que é uma falta de humanidade e uma vergonha que passadas duas semanas nenhuma entidade tivesse feito alguma coisa. São seres humanos. e mesmo que fossem bichos mereciam toda a solidariedade.
É por estas e por outras que sinto vontade de contestar até porque faz tanto bem desabafar, nem que seja com os que se dignam a ler o que aqui escrevo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A crise combate as doenças cardiovasculares?

Ouvi ontem no telejornal da Madeira uma Senhora Doutora, com ar de grande satisfação, dizer que as alturas de crise eram boas para combater as doenças cardiovasculares, particularmente as de coração, porque com pouco dinheiro as pessoas acabam por comer comida mais saudável.

Estou verdadeiramente preocupada que agora, com a crise a aumentar, as refeições passem a ser só sopa, como era antigamente, ou então milho com cheirinho a peixe e carne de porco com batatas e couves.

Acho que essa Senhora Doutora até podia ter uma boa intenção mas não devia defender a miséria em matéria alimentar onde as pessoas morrriam mais cedo muitas vezes sem saber porquê.
Para defender uma alimentação saudável não é preciso só comer, os chamados menús saudáveis, como a seguir veio dizer o Senhor Doutor Silvestre, pois pôr miúdos a ter que comer cuscus, que eu saiba nunca foi tradição na nossa dieta, fazendo-os odiar ainda mais a escola, não me parece uma medida muito inteligente.

Mesmo sabendo que é dificil comer sopa em todas as refeições, acaba por ser mais saudável do que obrigar a comer sandes de beterraba que até para muitos adultos é dificil de ingerir.

Em tudo tem que existir equilíbrio.

Abaixo os fundamentalismos, venham eles de onde vierem!

Viva a alimentação diversificada onde se possa comer um pouco de tudo com moderação mas com prazer.

sábado, 25 de outubro de 2008

Ganda medida governamental!

Não resisto em falar sobre o famigerado mosquito Aedes aegipty e a recente decisão do Governo da República em pulverizar os aviões quando partem do Aeroporto da Madeira.

Faz-me muita confusão algumas coisas. O famoso mosquito já anda a incomodar a população da Madeira desde 2005, e parece que só em 2008 é que o Governo da República "enxergou" o dito insecto... 3 anos de "falta de vista"? E o que andou a fazer o Governo Regional? Seriam a "crise" e a falta de "fundos comunitários" os culpados de sempre pela falta de tomada de medidas eficazes contra o alastrar desta praga?...

E agora, passados 3 anos, decidem pulverizar aviões... OK, não custa tentar. Mas e os aviões que saiem do Brasil e de África, serão pulverizados também? E os cargueiros que trazem diariamente para Portugal (que inclui Continente e Ilhas, caso não se recordem) matérias-primas provenientes de regiões onde existe o Aedes aegipty há muito tempo (e até o dengue e a febre-amarela), também serão pulverizados?...

Como não sou conformista e gosto de questionar tudo, há algo que não encaixa na minha cabecinha. Então, se desde há muitos muitos anos, transitam pessoas e mercadorias entre esses países "infectados" com o mosquito e Portugal (inclui continente e Ilhas), porque é que só agora é que o maldito insecto decidiu "formar uma colónia" na Madeira se já teve outras oportunidades?...

Mas será que ALGUÉM já parou para pensar que o mosquito pode não ter vindo nos aviões para a Madeira e ter apanhado uma boleia de alguma "corrente de ar", mais quente do que o habitual? E se o mosquito estava apenas "à espera" das condições ideais para mudar-se mais para Norte?

Ahh... pois é... ninguém se lembrou do aquecimento global e das alterações climáticas. Ninguém reparou no facto de o aquecimento de apenas um grau ser suficiente para desestabilizar muitos ecossistemas e levar a que "pragas tropicais" se desloquem mais para Norte.

Continuem... Continuem a pulverizar aviões... Mas não se esqueçam que os mosquitos têm asas!

E é por essas e por outras que o Mundo está como está... E é por essas e por outras que nunca se vai à raíz do problema e preocupam-se apenas com o acessório...

Enfim! Que a Natureza tenha piedade de nós... Amen!

Estão a gozar com a nossa inteligência?


A corrida ao dinheiro já começou por parte dos maiores bancos portugueses.
Mas se eles dizem que têm dinheiro e até excesso de liquidez, porque precisam do dinheiro do Estado?
Vocês já viram alguém que tem dinheiro ir pedir empréstimos?
Há aqui qualquer coisa que ultrapassa a nossa inteligência e que deve ser devidamente debatido, até para que eles não pensem que somos todos burros.
O BPI diz que os seus lucros vão baixar e que por isso precisa do acesso à garantia do Estado. E quando deu maiores lucros o que foi feito do dinheiro?
Não nos podemos esquecer que parte importante dos lucros dos bancos têm a ver com os juros dos empréstimos que todos nós pagamos, por isso é que uma casa cujo valor real é de 100 mil euros, vai acabar por custar a quem a paga, três ou quatro vezes mais, ou seja 300 a 400 mil euros.
Isto é que é um escândalo consentido por muitos, que falam muito em economia, mas nunca falam do quanto precisam de nós para sustentar todo o sistema que foi criado e que, em alturas de crise como esta, em que muitos milhares de pessoas já não conseguem pagar as prestações da casa, estão a ficar em maus lençois.
Isto é revoltante e é com pena desta gente que o governo disponibiliza 20 mil milhões e que muitos aceitam como sendo uma boa solução.
Boa solução para quem? Para os banqueiros, porque na vida dos endividados não vai mudar nada!
É preciso contestar!
É preciso reagir e dizer não!
Por isso é que existe a Mafalda..., e não só!...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

150 mil dólares para vestir e maquilhar uma candidata nos EUA

Isto há cada uma.
Então não é que o Partido Republicano do Bush gastou 150 mil dólares, cerca de 116 mil euros, para vestir, pentear e maquilhar a candidata a vice presidente Sarah Palin?
Imaginem o que aconteceria em Portugal se isto acontecesse? Caia o Carmo e a Trindade e se calhar o próprio partido que se atrevesse a tanto. Mas cuidado, porque a moda pode pegar, embora eu duvido muito porque as nossas deputadas são bem mais bonitas, embora algumas também estejam a precisar de mudar de penteado e não só...
É preciso não ter mais nada para gastar dinheiro.
Sinceramente eu não gosto desta senhora e muito menos do seu penteado, que considero horroroso, e acho um verdadeiro escândalo alguém precisar de tanto dinheiro para aparecer em público.
Dizem que vão doar as roupas para caridade mas depois da derrota, que ao que tudo parece vai acontecer, talvez nem os pobres se sintam bem em vestir o que custou tão caro.
Não era mais sensato doar o dinheiro para ajudar os milhões de pobres que existem na América?

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Um horror contra a humanidade

Estou estupefacta!
Li hoje num jornal que um homem incendiou o apartamento onde vivia a ex:mulher, regando o seu conteúdo com um produto inflamável, não se preocupando com os riscos que corriam todas as pessoas que moravam no prédio.
Acho isto um crime horrivel. A que ponto chegam alguns homens quando já não conseguem controlar as mulheres que julgavam sua propriedade.
A que ponto chegam certos homens quando as mulheres têm a coragem de dizer NÂO!
O que realmente significa para a humanidade a existência destas autênticas bestas que são capazes dos crimes mais horrendos só para não serem contrariados.
Perante situações como estas não apetece crescer, de forma nenhuma. Pelo menos quando somos pequenos somos mais "humanos"...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

32 Mulheres foram assassinadas! Revoltem-se!


É a noticia do fim de semana.
Enquanto em Vigo, marchavam 10 mil mulheres vindas de vários Países do mundo, em Portugal eram divulgadas as estatisticas mais horrorosas dos últimos tempos. 32 mulheres foram assassinadas!
Sempre fui contra todas as formas de violência, não gosto dos assaltos, dos roubos e dos crimes contra pessoas, mas esses factos são noticia quase todos os dias nas televisões, às vezes são repetidos durante vários dias, mas quase ninguém fala sobre a desgraça que é uma mulher morrer assassinada pelos próprios companheiros.
Acho abjecto que numa sociedade que se diz democrática estas mortes aconteçam e estejam em crescimento de ano para ano. Mas afinal por anda a justiça? O que estão à espera as autoridades para julgar e prender estes tipo de gente? Porque deixam a vítima a viver com o agressor? Porque não os afastam de casa? Porque os deixam à solta?
Porque não põem em práctica planos de informação pública que lance um verdadeiro debate sobre este grande flagelo da humanidade? Em vez de gastarem dinheiro com anúncios estúpidos que não servem absolutamente para nada deviam investir num debate sobre a mudança de atitudes e de mentalidades que ainda reina sobre as mulheres.
Sendo a Mafalda de 7 anos acho uma vergonha tudo isto. Onde está a revolta dos adultos? E a blogosfera o que espera para se revoltar também?
Cada vez estou mais desiludida com estes "humanos" e às vezes apetece-me tanto ser uma ET...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pobreza não é prioridade para os governos


Hoje é o dia mundial para a erradicação da pobreza.
Mas acham que vale de alguma coisa existir este tipo de dias quando vemos que de ano para ano a pobreza aumenta e pouco tem sido feito para acabar com ela?
Ainda hoje vi na televisão pessoas que vivem em Portugal em condições indignas, sem o minimo de qualidade de vida, vivendo sem luz eléctrica, sem água, e sem uma alimentação minimamente digna. E somos um país da Europa que eles dizem que é um dos cantos mais avançados do mundo, imaginem o que não será noutros lados...
É nestas ocasiões que me sinto péssima em recusar comer a sopa que, muitos desejariam ter e não a têm, porque os governos estão mais preocupados em ajudar os bancos do que em acabar com a pobreza.
Já pensaram se, os 21 mil milhões de euros que o governo vai disponibilizar aos bancos fosse para ajudar as pessoas que vivem com rendimentos baixos o que aconteceria de bom para quem precisa?
Já pensaram que, se os biliões que todos os dias nos entram pela porta dentro, através das televisões, fossem aplicados no combate à pobreza, quanto ajudariam a eliminar este autêntico flagelo?
Bastava querer que as pessoas fossem mais felizes e tivessem mais bem estar.É tudo uma questão de prioridades que não fazem parte da lista dos poderosos do mundo. É pena!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A RTP Madeira e o debate politico

Decidi transformar-me em adulta e vi o novo formato do "debate politico" do programa da Daniela Maria na RTP Madeira.
Mesmo não gostando que não estivessem presentes deputados das áreas do poder para poderem ser confrontados com as propostas que foram feitas pelos seus convidados, ou não seja eu uma contestatária por natureza e ao contrário do que já li noutro Blogue, estas propostas não foram só em duas áreas mas abrangeram temas muito interessantes, pelo menos foi a primeira vez que ouvi claramente que as benditas sociedades de desenvolvimento deveriam desaparecer por endividarem a Região até a quinta geração, como disse um dos intervenientes.
Para outro "colega" Bloguista era melhor a RTP M não convidar estes deputados por repetirem o que já disseram em conferências de imprensa, mas agora pergunto eu, e qual o mal disso? Não foram apresentadas propostas interessantes e feitas denúncias verdadeiras? Isso também não é importante? Ou para algumas pessoas o que interessa são as conversas dos dois "Marretas" que nem sequer residem na Madeira e pouco conhecem dos reais problemas que nela existem? Porque não contestam esse tipo de programas que deixam de fora muitos outros?
Por aquilo que percebo acho que a RTP Madeira está a tentar resolver o problema da falta constante de comparência do poder e então arranjou este novo figurino, que não sendo o ideal é melhor do que deixar sem voz a maioria da oposição regional.
E para os que preferem que o debate seja sempre com os mesmos, menosprezando de forma quase irritante os restantes, estou desejando de ver as suas novidades quando chegar a sua vez!
Estão a ver, quando dou uma de adulta sou péssima, esperem e verão os próximos comentários.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Então há dinheiro! De onde vem? Dos contribuintes!

Estou estarrecida.
Então não é que depois de um bom fim de semana, onde fiquei descansada, porque afinal os meus pais não tinham que se preocupar devido garantia do governo de que os bancos portugueses estavam bem e que as suas poupanças estavam bem guardadas, vem agora o mesmo governo reunir de emergência, e ainda por cima num Domingo, e anunciar que disponibiliza, 20 mil milhões de Euros como garantia aos bancos que tenham de recorrer ao crédito.
Mas isto está tudo louco? Então se um banco se endividar é o Estado que vai assumir essa responsabilidade? E de onde vem esse dinheiro? Não será dos impostos que todas as pessoas adultas pagam? Que se saiba não é do bolso dos governantes que sai esse dinheiro.
Mas afinal o governo não tem dito que é preciso apertar o cinto, ter baixos salários, ter pensões como as da minha avó que não dá para os medicamentos?
Não é o governo que tem permitido que todos os produtos tenham aumentos disparatados, basta ver o que os meus pais gastaram de material escolar, alegando que Portugal tem que conter as finanças públicas e agora tem tanto dinheiro para disponibilizar aos bancos?
Então o que fizeram os bancos aos lucros dos últimos anos? Já os gastaram? Em quê? Será nos ordenados de luxo dos Administradores e nos banquetes como está a acontecer em diversos Países? Pelo menos é o que dizem as notícias que não falam de outra coisa.
Nunca vi os meus Pais tão preocupados e se querem saber isto está a me preocupar também que até já estou com conversa de adulta. A que tempo isto chegou...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Querem casar, casem!


Sou pela igualdade e pelo direito à diferença, por isso mesmo não posso ser contra a que pessoas do mesmo sexo queiram casar.
Lá porque a minha familia é tradicional não quer dizer que todas o sejam, portanto se querem casar, casem à vontade, sou pequena mas não sou burra para não entender que se existem pessoas que se sentem felizes com outras do seu sexo, então têm que ter direito a essa felicidade. Foi assim em Espanha e parece que tudo corre bem, sem conflitos.
Vi na televisão que foi publicada uma sondagem onde 41% dos Portugueses também concorda e acho que é uma percentagem bastante interessante. Os 51% que discorda, têm também todo o direito, mas não podem impedir o direito à felecidade das outras pessoas.
Sabem, eu acho que as intolerâncias deviam acabar, até porque o mundo seria bem mais feliz se as pessoas não fossem obrigadas ou condicionadas. Não há como a liberdade de poder escolher o que queremos, assim eu já não seria obrigada a comer a sopa. Como seria bom...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Vou passar a ter medo da policia


Nunca tive medo da policia mas agora vou passar a ter. Sabem porquê?
Até agora usavam armas no seu horário de trabalho, e vá que não vá...
Mas não é que esses senhores decidiram correr a comprar armas para usar fora do seu horário de trabalho? Isto até mete medo pois tem havido mais mortes da responsabilidade de policias fora do seu horário de trabalho do que em serviço.
Ouvi o representante da Associação Sindical dos policias afirmar que era para treinarem no seu tempo livre. Mas isto é legal? Então os treinos não devem ser patrocinados pela Instituição e com armas dela?
Lá estou eu com as minhas interrogações mas vocês não acham que isto é de meter medo?
Já estava farta de ouvir dizer que, se não comesse a sopa chamavam a policia, mas agora corro a comê-la. Que medo!!!
Medo porque as armas representam violência e morte e isso não é bom, nem mesmo para os policias porque como costumo ouvir dizer " violência, gera violência". Ou já não é assim?
Será que sou eu que não estou actualizada? Aos 7 anos de idade?
Isto pode ser grave, se pode...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Estou farta de ouvir falar em crises

Estou farta! Já não posso ouvir falar de crises, de falências, de bolsas em baixo, de empresas que perdem milhões num único dia, etc...
Já não posso ver pessoas a gritar. Pensava que era só eu que tinha esse direito, quando não quero comer a sopa, mas afinal estava totalmente enganada.
Hoje muitos gritam e barafustam nas televisões. Querem que os Estados salvem os bancos da banca rota e exigem a sua intervenção. Das duas uma, ou eu tenho andado enganada, ou, não eram eles que diziam que o Estado não devia intervir na economia? Não eram eles que iam para os Off-Shores para fugir a pagar impostos?
Bem sei que sou uma criança de apenas 7 anos mas não acham que estão a maltratar a nossa inteligência? Não eram eram eles que queriam tudo para si, comida fresca e boazinha, e agora que a comida ficou intoxicada querem nos envenenar?
E onde está a revolta? Onde está a irreverência? Onde andam vovês? Vão deixar tudo isto passar sem se manifestar?
Aqui a Mafalda, como sempre está pronta, vamos a eles antes que eles nos levem o resto!
Viva a rebeldia!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Gabinete da Igreja na UMa? Tá tudo louco?


Acabei de saber que o Bispo destacou um Padre para abrir um gabinete na Universidade da Madeira para todas as quartas feiras atender os estudantes, professores e funcionários.
Mas então a Universidade não deve ser abstémia em relação às confissões religiosas? Então não vivemos numa sociedade laica? E para as outras igrejas vão abrir também gabinetes?
E porque não vão os religiosos à sua igreja e deixam a vida Académica funcionar livre e sem pressões? Porque precisa a Igreja católica de abrir tal gabinete? É assim que pensa converter mais jovens?
Como podem ver a Mafalda continua muito perguntadeira e como sempre com muitas perguntas sem resposta, se calhar é por isso que continua a ser tão pequenina...

Presidente da República maravilhado com ordenha de vacas

Cavaco Silva visitou vacaria de Mancelos que apostou na robotização. Até aqui tudo normal, não fossem as declarações feitas pelo Presidente da República Portuguesa lascar o verniz (ver vídeo abaixo). Absolutamente ridículas.



Passo a transcrever aqui as palavras de Cavaco: "Fiquei surpreendíssimo por ver como as vacas avançavam, uma atrás das outras, se encostavam ao robot, e sentiam-se deliciadas enquanto ele, demorando cerca de 6-7 minutos, realizava a ordenha." É caso para dizer que temos um presidente muito especial: tem poderes extra-sensorais no que toca aos sentimentos bovinos, sabe que as vacas adoram que os robots lhes espremam as tetas.

É por estas e por outras...

domingo, 5 de outubro de 2008

COITADA DA REPÚBLICA

Agora lembrei-me, hoje é o dia da República. Coitada, ela anda por hora da morte que já ninguém fala dela e alguns, como o PR, quando abre a boca é só para dizer asneiradas ou então cometer "gafes" que nem se percebe muito bem o que quer dizer.
Ouviram aquela da hora do almoço?
Disse o douto Presidente que "consulta sempre o alfaiate para saber quantos botões deve ter o casaco à frente". Até aqui tudo normal. O que não percebi é quando ele disse que também "o alfaiate é que manda em quantas precisa atrás, se uma, se duas".
Mas uma ou duas QUÊ? Perceberam alguma coisa?
E são estas pessoas que representam a nossa República, COITADA!

Colaboradora da Mafalda


Boa tarde! Sou a Liberdade e vou colaborar com a minha amiga Mafalda neste blog. E pronto! Aguardem os meus comentários!

Domingo para todos, sim senhor!


Escolhi o Domingo para iniciar este blogue porque ao contrário do que aprendi, agora muitos já trabalham neste dia e desses pouco se fala porque estão ao serviço de muitos que utilizam este dia para comprar o que podiam fazer noutros dias, comer quando podiam cozinhar em casa, ou nos piqueniques, adoecer quando podiam estar com saúde, morrer quando podiam estar vivos, etc...
Já viram para que vai servir este blogue? Para contestar tudo e todos porque de bons costumes já estamos fartos!
Viva o descanso que nunca devia ter acabado ao Domingo!

Pronta para "arrencar"!




E cá estou eu, pronta para questionar e contestatar o que me rodeia! Já fazia por cá falta uma Mafalda para agitar as águas.