segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Então há dinheiro! De onde vem? Dos contribuintes!

Estou estarrecida.
Então não é que depois de um bom fim de semana, onde fiquei descansada, porque afinal os meus pais não tinham que se preocupar devido garantia do governo de que os bancos portugueses estavam bem e que as suas poupanças estavam bem guardadas, vem agora o mesmo governo reunir de emergência, e ainda por cima num Domingo, e anunciar que disponibiliza, 20 mil milhões de Euros como garantia aos bancos que tenham de recorrer ao crédito.
Mas isto está tudo louco? Então se um banco se endividar é o Estado que vai assumir essa responsabilidade? E de onde vem esse dinheiro? Não será dos impostos que todas as pessoas adultas pagam? Que se saiba não é do bolso dos governantes que sai esse dinheiro.
Mas afinal o governo não tem dito que é preciso apertar o cinto, ter baixos salários, ter pensões como as da minha avó que não dá para os medicamentos?
Não é o governo que tem permitido que todos os produtos tenham aumentos disparatados, basta ver o que os meus pais gastaram de material escolar, alegando que Portugal tem que conter as finanças públicas e agora tem tanto dinheiro para disponibilizar aos bancos?
Então o que fizeram os bancos aos lucros dos últimos anos? Já os gastaram? Em quê? Será nos ordenados de luxo dos Administradores e nos banquetes como está a acontecer em diversos Países? Pelo menos é o que dizem as notícias que não falam de outra coisa.
Nunca vi os meus Pais tão preocupados e se querem saber isto está a me preocupar também que até já estou com conversa de adulta. A que tempo isto chegou...

Sem comentários: