quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Vioência Doméstica - "hoje Recebi Flores"

O próximo di 25 de Novembro vai ser dedicado a falar da violência contra as mulheres. Para antecipar e até para deixar de falar do que já cansa e farta, decidi publicar alguns poemas que fazem pensar, pequenos e grandes...Começo por este de autor desconhecido mas que é aterrador e actual face aos números de mortes de mulheres às mãos de "companheiros"que hoje foram divulgados.

HOJE RECEBI FLORES!

"Hoje recebi flores!
Não é o meu aniversário
ou nenhum outro dia especial;
tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite,
ele disse coisas cruéis que me ofenderam de verdade.
Mas sei que está arrependido e não as disse a sério,
porque ele me enviou flores hoje...
Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me
Parecia um pesadelo...
Mas eu sei que ele está arrependido
porque ele me enviou flores hoje.
Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me.
Nem a maquilhagem ou as mangas compridas poderiam ocultar
os cortes e golpes que me ocasionou desta vez.
Não pude ir ao emprego hoje
porque não queria que se apercebessem.
Mas eu sei que está arrependido
porque ele me enviou flores hoje...
Ontem à noite ele voltou a bater-me, mas desta vez foi muito pior.
Se conseguir deixá-lo, o que é que vou fazer?
Como poderia eu sozinha manter os meus filhos?
O que aconteceria se faltar o dinheiro?Tenho tanto medo dele!
Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar.
Mas eu sei que está arrependido,
porque ele me enviou flores hoje.
Hoje é um dia muito especial:é o dia do meu funeral.
Ontem finalmente ele conseguiu matar-me.Bateu-me até morrer.
Se ao menos tivesse a coragem e a força para o deixar...
Se tivesse pedido ajuda profissional...
Hoje não teria recebido flores!

NÃO TENHAM VERGONHA PEÇAM AJUDA NÃO SE DEIXEM MORRER, NUNCA CONFIEM NUM AGRESSOR E RECUSEM SEMPRE ESSAS FLORES!

Sem comentários: