sábado, 25 de outubro de 2008

Estão a gozar com a nossa inteligência?


A corrida ao dinheiro já começou por parte dos maiores bancos portugueses.
Mas se eles dizem que têm dinheiro e até excesso de liquidez, porque precisam do dinheiro do Estado?
Vocês já viram alguém que tem dinheiro ir pedir empréstimos?
Há aqui qualquer coisa que ultrapassa a nossa inteligência e que deve ser devidamente debatido, até para que eles não pensem que somos todos burros.
O BPI diz que os seus lucros vão baixar e que por isso precisa do acesso à garantia do Estado. E quando deu maiores lucros o que foi feito do dinheiro?
Não nos podemos esquecer que parte importante dos lucros dos bancos têm a ver com os juros dos empréstimos que todos nós pagamos, por isso é que uma casa cujo valor real é de 100 mil euros, vai acabar por custar a quem a paga, três ou quatro vezes mais, ou seja 300 a 400 mil euros.
Isto é que é um escândalo consentido por muitos, que falam muito em economia, mas nunca falam do quanto precisam de nós para sustentar todo o sistema que foi criado e que, em alturas de crise como esta, em que muitos milhares de pessoas já não conseguem pagar as prestações da casa, estão a ficar em maus lençois.
Isto é revoltante e é com pena desta gente que o governo disponibiliza 20 mil milhões e que muitos aceitam como sendo uma boa solução.
Boa solução para quem? Para os banqueiros, porque na vida dos endividados não vai mudar nada!
É preciso contestar!
É preciso reagir e dizer não!
Por isso é que existe a Mafalda..., e não só!...

Sem comentários: