segunda-feira, 18 de maio de 2009

Que crueldade é esta?

No dia em que muitas crianças participaram numa prova de aferição, que afinal não vai contar para nada, e que ainda por cima foi demasiado facilitista, vi uma cena na TVI que me causou imensa tristeza e também algum sofrimento.

Uma criança Russa que tinha sido criada por uma família de acolhimento, entre os 17 meses e os 6 anos foi entregue, de forma cruel, à mãe biológica, que a tinha abandonado por não ter condições para dela cuidar.

O drama da menina a ser retirada aos gritos do carro que a transportava e o choro da família que a tinha tratado como filha, é demasiado grotesco e de uma crueldade, que merece o mais profundo repúdio.

Continuo a não perceber como é que funcionam as cabeças dos senhores Juizes que assim decidiram. Continuo sem perceber quais são os direitos das famílias de acolhimento, pois parece que ficam sem quaisquer direitos sobre as crianças que cuidam e amam como se fossem suas.

E o que vai acontecer a esta criança? Qual vai ser o seu futuro, quando lhe foi retirado tudo o que ela amava e conhecia? Como é que ficam os "superiores interesses da criança"? Onde está a moral de tudo isto?

Sei que são muitas perguntas sem resposta, sei que o País anda mergulhado em problemas graves e se calhar, desta vez, as manifestações de repulsa não abonaram, mas mesmo assim acho que não devemos deixar passar em claro, este tipo de situações, pois as crianças são demasiado importantes, para serem tratadas como se fossem meros objectos, e muitas vezes, mesmo um mero objecto, deve ser tratado com o máximo de cuidado.

Por tudo isto, e muito mais, deixo aqui a minha indignação registada.

2 comentários:

3RRR (Henrique Freitas) disse...

Dizem que a justiça é cega. Acrescento que é também surda, muda, insensível, estúpida, burra.
Às vezes pergunto-me se quem nos tribunais toma este tipo de decisões perde algum tempo a pensar nas consequências não só imediatas como também a médio e a longo prazo.
O juiz que assim decidiu deve ter o o cérebro no traseiro visto que uma decisão destas só pode ser uma m...
E de muito se falar no "superior interesse da criança" pergunto aqui onde é que ele está.
A revolta e a indignação são muito grandes para aceitar isto de ânimo leve.

Scherzan disse...

O pais de acolhimento deveriam ter pedido uma forte indemnização pelo dinheiro gasto em vão na educação da criança. É que isto abre precedentes. Queria ver se a mãe tinha dinheiro para a dita indemnização...provavelmente a criança voltaria aos pais de acolhimento.

Que será dela agora? Aprender uma língua diferente, uma cultura diferente, um país frio, com uma mãe biológica irresponsável que não conhece de lado nenhum...