quarta-feira, 20 de maio de 2009

Gravações escondidas lembram-me outros tempos de terror

Quando vi a notícia na televisão das alunas que tinham gravado uma aula, sem que a professora tivesse conhecimento, fiquei logo preocupada e achei o acto muito grave e até pidesco, fazendo lembrar os tempos em que não havia liberdade e os pides andavam por todo o lado, até nas próprias famílias.

Sei que a onda que anda no ar não é esta. Sei que o que se fala é que a professora foi estúpida e usou linguagem imprópria, mas o que importa é analisar a autêntica armadilha que duas "fedelhas", aconselhadas pelos pais, e não só, tiveram a ousadia de fazer numa sala de aulas.

Em todas as profissões existem conversas privadas que são feitas no momento, em situações concretas, onde muitas vezes dizemos o que nos vai na alma, sem pensar nas consequências, porque o ser humano é mesmo assim, cheio de virtudes e defeitos e de vez em quando precisamos mesmo de desabafar com alguém.

Já pensaram se agora pega em moda e começam a gravar essas conversas, para mais tarde usarem contra nós?

E onde fica a moral destes pais que impulsionaram a que a gravação fosse feita? E a maioria dos orgãos de comunicação, que sem vacilhar, julgaram em praça pública a professora sem questionar o que poderá estar por detrás de tudo isto?

Acho tudo muito preocupante, porque nem tudo o que luz é ouro, nem tudo o que parece é.

Anda muita coisa por explicar e mesmo que a dita professora tenha errado, há lugares próprios para resolver situações menos próprias, e não penso que seja da forma que foi feito, porque a liberdade. até para dizer asneiras, deve continuar a ser importante numa sociedade que se diz democrática.

deviam ser proibidas as gravações que não fossem autorizadas por tribunal e mesmo assim essas têm que ser devidamente fundamentadas. Deviam se castigados os pais destas alunas, não sei como, mas deviam. Elas coitadas...

E devia haver mais debate sobre o tema, que é muito importante, para continuarmos a viver em liberdade.

1 comentário:

Scherzan disse...

Subscrevo inteiramente. Parabéns pela forma sensato com que escreve os seus posts.