sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Debate respeitoso entre as esquerdas

Ontem ao assistir ao debate/entrevista entre os dois Líderes de Esquerda fiquei agradada pelo facto dos dois preocuparem-se mais a explicar as suas propostas, para que Portugal saia da crise, do que aprofundarem as diferenças que os separam.

Nesta altura do campeonato precisamos de inteligência e não de ofensas pessoais, como gostariam alguns comentadores, sobretudo da direita e também alguns jornalistas que têm horror à palavra esquerda.

Considero que também ficou claro que existem diferenças e até soluções diferentes à esquerda. Ficou claro que alguns ainda estão demasiado ligados a um passado honrroso e essa eterna bandeira, por vezes, faz com que não consigam olhar para o futuro de forma mais audaz.

É claro que é preciso fazer uma opcção entre as propostas apresentadas. Eu já a fiz e sinto que pelo menos a esquerda provou que sabe respeitar-se quando é preciso e isso é uma lição para o PS e a direita, que só sabem dizer mal uns dos outros, como aconteceu no debate do JS com PP.

6 comentários:

Augusto disse...

Quem lê por aqui os comentários, das freguesas aderentes ao PCP, só pode dizer que se nos debates o Jerónimo diz uma coisa, o Avante e alguns dos seus militantes fazem outra.

Na Madeira respeitinho com o Jardim, até nem há defice democrático....

No Continente alianças de preferência com o PSD .

Unknown disse...

A fobia anti-comunista do "SECTARIUS AUGUSTUS".
Como diz o brasileiro "conversa de "JEGUE"

Saudaçôes Comunistas

Anónimo disse...

Duas esquerdas? Por MARX,LENINE E ENVER OXA o BE é de esquerda? qual esquerda? A "soft" ou a "Caviar Beluga"?
Encontrar ideologia de esquerda nos liricos do BE é a mesma coisa que encontrar piolhos na cabeça da rainha de Inglaterra.

Saudaçôes "BELUGUISTAS"

Unknown disse...

Nos prós e contras o BE (Ana drago)não é favorável à nacionalização da banca.
No debate JS e FL este diz que no programa do BE propoê.se nacionalizar a banca e os seguros.

Em que ficamos?

Unknown disse...

Estive de férias mas quando chego reparo que as meninas do PC não mudaram nada.Em relação aos debates o que tenho ouvido é que o jerónimo não risca nada e só de ouve falar em Louçã e deve ser isso que está a pôr as meninas à beira de um ataque de nervos. Paciência e já devem da-vos por satisfeitas por estarem a ganhar por apoiar o avô cantigas da política portuguesa. Por acaso acho que este titulo lhe fica a matar.
Ainda estou a aguardar a tal digitalização ..., do nome do tal reformado de 2002...
Para a semana dou notícias...

Augusto disse...

Maria Amalia, o FL não disse que queria nacionalizar TODA a banca, isso é a posição do PCP, está a confundir os programas.

O BE aliás foi contra a nacionalização do BPN, pois o Socrates nacionalizou foi os prejuizos.

O Bloco quer uma CGD forte, como banco do Estado, que seja um banco que discipline o mercado, e que ponha um travão aos lucros fabulosos da banca , pagos por nós todos,um banco que dê credito ás pequenas e medias empresas, a um juro razoável.

Aliás , quem veio com a conversa da nacionalização de toda a banca foi o Socrates, no debate com o Louçã, e aí Louça fez com que ele lesse o paragrafo seguinte do programa, em que isso estava claro.

O BE quer sim a nacionalização dos sectores estratégicos,a GALP por exemplo, e impedir a privatização da REN, das Águas de Portugal da ANA.

Mas já que falou da Ana Drago e do tal programa, percebi que afinal não é só o Jeronimo que evita criticar o Jardim , a representante do PCP nesse programa , ( como é que se chama a senhora...) , fez exactamente o mesmo numero, silêncio TOTAL SOBRE OS DESMANDOS DO JARDIM.