domingo, 20 de setembro de 2009

Campanha do vale tudo

Tenho andado afastada deste espaço mas atenta ao que se passa à minha volta, sobretudo ao que se passa na comunicação social sobre as próximas eleições legislativas. Já sinto cansaço de tanta asneira e de tanta irresponsabilidade.

Dizem que é o povo quem mais ordena, estando o regime democrático organizado de maneira que é esse povo quem decide quem são as maiorias e as oposições.

Para mim é tão importante decidir a maioria para governar como quem vai ficar com mais força na oposição. Com uma boa oposição e um governo sem maioria absoluta vai ser possível negociar o que é melhor para o País, sem ditaduras duma maioria, que tem feito o que quer sem dar ouvidos a ninguém.

É isto que está em causa e não só decidir quem vai ser o Primeiro Ministro, pois ao contrário do que está a ser dito, o povo apenas vai eleger deputados/as e quem tiver a maioria então é que vai formar governo, que pode ter, ou não, o cabeça de lista como Primeiro Ministro.

Imagine-se que o PS ganha com maioria relativa e que precisa de fazer alianças com outro partido para poder formar governo. Imagine-se que esse partido diz: " faço alianças se José Sócrates não for Primeiro Ministro" e então o PS para conseguir governar indica outra pessoa que seja mais consensual. Isto pode acontecer perfeitamente é por isso que é uma grande aldrabice estar a dizer-se que o povo vai eleger o Primeiro Ministro. É mentira.

Também considero que ir buscar a vida pessoal das pessoas para usar na campanha é do mais baixo que há. Uma coisa é discutir-se políticas, outra coisa é ir vasculhar as contas pessoais para agitar contradições que só existem na cabeça de quem está incomodado com quem diz a verdade e não faz parte do centrão da mentira e do engôdo.

Na campanha não devia valer tudo e sobretudo fica muito mal aos que se dizem de esquerda estar a alimentar as mentiras da direita. Alguém acredita que JS não tenha uma conta poupança? Ou será que come o dinheiro que ganha ao pequeno almoço? Ou então o partido proibe-o de ter as suas poupanças? Conheço camaradas dele que têm muito dinheiro investido e não é em PPRs...

Esta campanha do vale tudo, alimentada pela direita e pela maioria da comunicação social, é muito suja. Espero que os resultados sejam dar mais força aos que se opôem verdadeiramente ao pântano em que se tornou este País.

Sem comentários: