quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

FASCISMO NUNCA MAIS!

Vi a maior parte dos dois episódios da série da Sic sobre a chamada vida privada do salazar.
Para além da interpretação de alguns dos actores e actrizes que nela participaram, o caso de Diogo Morgado e Soraia Chaves ter sido magistral, achei que a lição final é que afinal A.O.S até foi um rapaz comum, que se apaixonava e largava as mulheres, como continua a acontecer hoje com, a maior parte dos homens "normais".
Apresentou-se esta figura sinistra da história de Portugal, responsável pelo atraso de muitos anos em que viveu a fechada sociedade portuguesa, e que ainda hoje estamos a pagar por essa mentalidade, como um homem comum, o que não é verdade, e lamento que se propagandeie semelhante opinião levando os mais novos a pensar que, afinal ele até era "fixe", como já ouvi comentar.
Já basta alguns velhos do Restelo e da Madeira, estarem sempre a dizer que isto só muda com um novo salazar, "salve seja", como costuma dizer a minha mãe.
Já basta ouvir as bocas de muitos taxistas que só repetem esta frase, sem que ninguém lhes peça opinião, quando só queremos chegar a um lugar depressa e por isso pagamos bem pelo serviço.
Já basta de ouvir os mais velhos dizerem que naquele tempo é que era bom, quando só comiam queijo e galinha no Natal.
É preciso não deixar reabilitar o fascismo no meio desta desorientação em que se encontra o mundo o nosso país e nossa região.
O que precisamos é de lucidez para continuar, nem que seja a remar contra a maré, até que tudo isto se indireite um pouco mais.
FASCISMO, NUNCA MAIS!

Sem comentários: