terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Eleições na Venezuela e a limitação de mandatos

Quando Hugo Chaves foi para o poder parecia que a esperança de um poder, não corrupto, tinha chegado à Venezuela.

Entretanto com o passar do tempo os tiques do: quero, mando e posso, começaram a surgir e agora culminou com a alteração do limite de mandatos no cargo de Presidente do seu País.

Fiquei a pensar. E se fosse em Portugal que estivesse em discussão uma alteração para que o Presidente da República se pudesse eternizar no poder? O que faria eu perante essa questão?

Votaria contra, porque considero que o cargo é muito solitário e pessoal e poderíamos estar a gerar mais um ditador como tivemos durante o fascismo.

Então, se não quero para o meu País, também não posso concordar que HC se eternize no poder na Venezuela, porque o poder exercido durante muito tempo, por uma só pessoa, não é bom e pode gerar problemas graves para uma sociedade de milhões de pessoas, que têm muitos problemas de pobreza e de analfabetismo, que são urgentes resolver.

Acho mesmo que deveria existir um limitação de mandatos para todos os cargos políticos executivos como, Presidentes de governo e de Câmaras, para que não continue a acontecer situações como a que já dura na Região à 33 anos.

Os politicos e a blogosfera falam pouco desta questão, mas era interessante que ouvesse mais debate porque assim como está, não está bem. Não acham?

Sem comentários: