quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Optimismo Americano e Pessimismo Português

A comunicação social não fala de outra coisa, é Obama para aqui é Obama para acolá, são debates, são entrevistas, etc...
E é impressionante as análises que se ouvem. O discurso de Obama parece que agradou a todos, pretos, brancos, amarelos, Democratas e republicanos, esquerda e direita, etc...
Como sou desconfiada por natureza fico a pensar em que falhou o discurso para ser tão abrangente, ou se calhar não falhou e são os comentadores que fazem as suas interpretações subjectivas, com todos nós, a esta distância, não só de cultura mas também de postura perante os problemas e perante a vida.
Não sei o que Obama vai mudar de facto, estou na especativa mantendo alguma esperança que alguma coisa mude, de facto, mas que os Americanos sabem dar a volta por cima e sabem levantar a auto estima lá isso sabem e talvez não nos fizesse mal aprender alguma coisa com eles.
Gosto de optimismo, gosto de gente que vai à luta e não fica de braços cruzados, gosto de contestar mas também gosto de participar, e desse ponto de vista acho que a vitória d Obama e a sua tomada de posse foi uma pedrada no charco deste Mundo e deste País, deprimido e pessimista.

1 comentário:

amsf disse...

Um pouco de neuro-linguística e receptores desesperados é o suficiente para criar um clima de esperança e ilusão! Obama deu-lhes o circo no entanto terá que lhes dar também o pão!