sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

75 cêntimos de aumento na comparticipação das consultas é um escândalo

75 cêntimos é o aumento da comparticipação da segurança social nas consultas médicas.
O preço da consulta passa de 50 para 55 euros e a comparticipação passa de 7,5 euros para 8,25.
A isto eu chamo um verdadeiro escândalo. Existe tanto dinheiro para aumentar as verbas para os partidos, que poderiam viver com as verbas anteriores, existe milhões para pagar a jogadores profissionais, que deviam ser sustentados pelos clubes que os contratam, existe dinheiro para dar subsídios e avales a tudo o que mexe nesta terra, e só não existe dinheiro para ajudar as pessoas a ter o acesso a cuidados de saúde.
Se o serviço de saúde fosse operacional e desse respostas rápidas quando fosse preciso, compreendia-se que até não ouvesse comparticipação, mas pelos relatos que são públicos e que todos conhecemos muitas vezes não há outra solução que não seja a de recorrer ao privado. Então se pagamos impostos devemos ter direitos e um deles deveria ser o acesso aos serviços de saúde.
É por isso que a comparticipação pública da segurança social devia ser maior, pelo menos igual à comparticipação da ADSE que é cerca de 40% do custo da consulta.
É verdade que vivemos épocas difíceis mas as maiores dificuldades continuam a ser sempre sobre os mesmos e isso deveria originar mais revolta porque a passividade é o pior que há.
Fica aqui lavrada a minha revolta e a minha contestação!

Sem comentários: