terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O negócio do futebol e a vitória de CR

Cristiano Ronaldo foi um justo vencedor do melhor do mundo e por isso os meus parabéns. Pelos critérios estabelecidos foi o que marcou mais golos e por isso não poderiam dar a outro o prémio.
Mas esta satisfação não me faz desistir de criticar todo o negócio que anda à volta do futebol.
Já pensaram nos milhões que este e outros jovens jogadpres ganham e fazem ganhar aos empresários que andam à sua volta? Já pensaram nas dívidas que os grandes clubes de futebol, nomeadamente o de Cristiano Ronaldo, acumulam? Ainda ontem ouvi dizer, no Telejornal, que o Manchester tem uma divida superior à dívida da Madeira.
Porque será que pouco se fala desta questão?Porque será que se fala tanto no dinheiro que vai ser gasto com as campanhas eleitorais, que é uma ninharia comparado ao que ganha numa campanha de publicidade CR, e não se comenta os milhões que o futebol faz mover e pelo que se ouve dizer, alguns deles são para lavar dinheiro sujo.
É verdadeiramente impressionante a prioridade das preocupações e das criticas da comunicação social, e a dualidade de critérios, que são alimentados por muitos politicos, que parecem ter vergonha de se opôr e de explicar que a democracia tem gastos, por acaso menores que a ditadura, que só com as policias politicas gastava mais dinheiro do que com as eleições.
É obesceno tudo isto e é por isso que o conto de fadas do futebol não ocupa um lugar de destaque nas minhas prioridades.

Sem comentários: