segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

E a Autonomia meus senhores e senhoras?

Tenho muitas dúvidas, engano-me muitas vezes, leio jornais e oiço notícias, não sou como o outro que não fazia nada disto e que agora quer ser o fiel da balança deste país, que para o meu gosto está cada vez pior.

Como oiço muitas notícias e acompanho alguns debates o que tenho visto e ouvido em relação à lei das finanças regionais tem estado muito vazio da Autonomia, quer dos que a aprovaram quer dos que votaram contra.

Então já se esqueceram que os madeirenses foram desprezados pelo fascismo e foram tratados como uma colónia? A Madeira era a Região mais pobre do País e que foi a Autonomia que veio repôr a justiça na CRP aprovada por unanimidade dos Deputados Constituintes em 1976?

Já se esqueceram que as transferências do Estado para as Regiões Autónomas é uma questão de repôr uma justiça, e não é uma esmola do Estado que nos abandonou durante tantos anos?

Se o dinheiro tem sido mal gasto, se as prioridades têm estado erradas, se o Presidente do Governo Regional é um mal agradecido ao 25 de Abril, que proporcionou uma outra visão do Estado para com as nossas especificidades, se ele é malcriado com os restantes cidadãos portugueses, o que temos que fazer é calar-lhe a boca tirando-o do poder, mas por favor não confundamos isso com a Autonimia a que temos direito, por vivermos em Ilhas rodeados de mar por todos os lados.

Acho que há uma grande confusão sobre os nossos direitos autonómicos no meio desta discussão toda. Ainda há quem julgue que nos está a fazer um grande favor e ainda há os que julgam que ter opinião e defender a Autonomia é fazer o jogo ao poder regional.

A ignorância é triste e ainda é mais triste tratar os outros como se fossem muito burros. Enfim é este o País e a Região que temos e nos caíu na rifa para viver mas que irrita tanta arrogância de gente que se julga culta mas que afinal é tão ignorante que até dá pena. Enfim...A luta continua!

Sem comentários: