quarta-feira, 3 de junho de 2009

AJJ apoia Condecoração de Cavaco a Rui Nepomuceno

Acabei de ouvir na RTP/M grandes elogios do Dr Alberto João Jardim à condecoração que o Presidente Cavaco Silva decidiu fazer ao Dr Rui Nepomuceno, conhecido dirigente do PCP Madeira.

De repente lembrei-me da posição do PSD quando o Presidente Jorge Sampaio condecorou com a Ordem da Liberdade o Líder, da então UDP, Paulo Martins.

Para os que acompanharam as notícias em 2003 lembram-se do comunicado emitido pela Comissão política do PSD, com Miguel de Sousa em porta voz, a dizer cobras e lagartos do homenageado, a regeitar a homenagem, porque entre outras coisas ele era um "reles comunista" que nunca tinha lutado pela Madeira e pela Autonomia.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mudam-se as caras dos homenageados, e já o Dr AJJ considera um comunista, um lutador, grande dialogante, colaborador da autonomia, etc, etc...

Ele lá sabe porquê...

2 comentários:

Scherzan disse...

Rui Nepomuceno é responsável pelas principais pesquisas e escritos sobre a história das ilhas.
Sem revelar inclinações políticas, a sua visão da história do arquipélago não só é muito agradável à leitura como muito bem fundada e argumentada, prova de intensa pesquisa levada a cabo por esse senhor.
É de louvar tal atitude pois poucos na região se interessaram por tal tema...pelo menos com tanto afinco.
Aconselho a "história da Madeira" e "A conquista da autonomia na Madeira".
Obras que com certeza serão futuramente indispensáveis ao estudo da história por estas terras.

Penso que AJJ reconhece o valor da personagem através de tal feito. Todos os outros capangas nem deverão saber que os livros existem...e desses, alguns nem deverão saber a história da Madeira...

...e alguns nem saberão a Madeira teve história.

Anónimo disse...

O camarada Rui Nepomoceno não é um democrata de aviário.
È um anti-fascista e já antes do 25 de Abril de 1974 era filiado no PCP na clandestinidade enquanto outros democratas de ocasião militavam e usavam garbosamente e orgulhosamente o uniforme da mocidade portuguesa-organização juvenil fascista.

saudações