sábado, 14 de agosto de 2010

Nuvem de fumo no Funchal. Explicação demasiado simplista

Pensamento do dia

Hoje só posso pensar em fogo

Da varanda da minha casa vi o fumo do incêndio logo de manhã.Entretanto sai e voltei às 14 horas e a situação mantinha-se estacionária, em termos do que tinha visto de manhã. De repente, meia hora depois, olho para o mesmo lugar e vejo uma enorme nuvem de fumo que mais parecia fruto duma erupção, ou então, de uma explosão.

Chamei os meus familiares e todos pensaram a mesma coisa. Alguma coisa de anormal se passou para que de repente essa nuvem se tivesse formado.

Fui procurar as várias notícias sobre os incêndios e numa delas verifiquei que foi atingida uma britadeira e então pensei, se calhar está aqui a explicação para aquela grande nuvem de fumo. Nas britadeiras costumam existir dinamite para fazer os rebentamentos das pedras, se calhar foi isso que aconteceu.

Engano meu. Hoje ao procurar explicações mais ninguém falou do assunto e só se fala que a nuvem no Funchal teve origem no incêndio da Eira do Serrado. Mas como é que o mesmo em meia hora teve aquelas proporções? Que eu saiba na Eira do Serrado não existe nada que pudesse causar em meia hora aquela grande nuvem.

Não acham que alguma coisa está errado nesta explicação? Não era preciso investigar mais? Não acham que as populações merecem maior protecção?

Não tenho certeza de nada mas aquilo que vi com os meus próprios olhos acho que vai demorar muito para esquecer. Por isso mesmo preciso de ser convencida com outros argumentos e não a versão oficial que aparece igual em toda a comunicação social.

Sem comentários: