sábado, 1 de janeiro de 2011

Uma boa e uma má notícia!

Até que enfim uma boa notícia.

Uma mulher tomou posse como Presidenta dum grande país como o Brasil.

Confesso que fico emocionada. Não tanto como quando foi o Lula a tomar posse pela primeira vez, mas continuo a achar que o Brasil é um exemplo no mundo. Primeiro foi um operário e agora é uma mulher. Viva o Brasil!

A má notícia também anda na boca de todo o mundo, mas da pior maneira. Todos sabem como é que o último candidato à Presidência da República apareceu, quem o comanda e com que intenções, mas muita gente finge que nada se passa. Ignora. Acha mesmo uma perca de tempo falar nisso e lá vão eles cantando e rindo, enganando quem disto nada percebe, mas divertindo os que, em vários quadrantes políticos desta terra, querem se vingar, por esta ou aquela razão, e então surgem apoiando tal candidatura.

Na altura de contar os votos, quando se aperceberem da mossa que os votos dele poderão fazer, vão levar as mãos à cabeça, mas aí o facto já está consumado. Hoje têm medo de se demarcar. Acham que o melhor é ignorar e depois se verá.

Confesso que tudo isto às vezes parece um filme de ficção, dos piores, e preocupa-me tanta passividade por parte de algumas pessoas. Preocupa-me ver outras que já tiveram responsabilidades políticas em partidos da oposição apoiar tal candidato, sem pensar que estão a fazer o jogo ao Cavaco e a prejudicar o único candidato com hipóteses de ir a uma segunda volta que é Manuel Alegre.

Já não bastava existirem tantos candidatos no centro esquerda, agora vem mais este distrair as atenções. Cavaco não podia estar mais agradecido. No Brasil os votos no Tiririca não fizeram falta, mas em Portugal todos os votos são poucos para derrotar a direita na Presidência.

Cuidado que o projecto de Sá Carneiro de Portugal ter um Governo, um Presidente e uma maioria pode estar a caminho.

Não contribuam para isso, é o meu apelo de ano novo.

Sem comentários: