domingo, 27 de dezembro de 2009

Será que a culpa vai morrer solteira?

Há coisas que mexem com a gente mais do que outras e o que acontece com os temporais na nossa Região é muito grave para ficar quieta, sem dizer nada, só porque é Natal.

É verdade que sempre existiram acidentes graves na altura dos temporais na Madeira. É verdade que a nossa orografia não permite grandes coisas em relação à prevenção, mas também é verdade que se escavou a Região por todo o lado, tapou-se ou desviou-se os leitos das ribeiras e dos ribeiros, construi-se no Litoral de forma vergonhosa e irresponsável, agora, quando a natureza vem em toda a sua plenitude procurar o seu caminho e o encontra bloqueado e obstruido, levando com a sua foça tudo o que encontra pela frente, vem-se culpá-la pelos pecados que as mãos de alguns humanos cometeram, assistindo-se ao ridiculo dum médico presidente de Câmara dizer, que a culpa foi do temporal, que sempre foi assim, blá, blá, ...

Estamos em pleno século XXI é já possível prever muito do que pode acontecer quando aprovamos um plano para determinada obra. Alguns Túneis eram perfeitamente dispensáveis. Cultivar no leito das ribeiras é um disparate que os antigos agricultores não faziam porque se guiavam pela natureza e tinham muito respeito por ela.

Por isso é preciso pedir contas aos responsáveis para que a culpa não morra, novamente, solteira e a "pobre" da natureza não vá para a "cadeia".

Sem comentários: