sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Onde está o apoio dos empresários e dos famosos humanistas?

Estou a apreciar a atitude dos chamados empresários humanistas. Não daqueles que foram atingidos pelas cheias e que estão a trabalhar no terreno, mas dos outros, que até agora não definiram qual o apoio que vão dar, para ajudar os custos da tragédia que se abateu sobre a Madeira.

Temos empresários famosos nos negócios, gente fina, que são considerados pessoas de sucesso, mas que, numa situação destas, quando lhes é perguntado que ajuda vão dar, fogem a responder como o diabo foge da cruz.

Mas eu gostava de saber, e acho que muita gente também gostava, quanto vai doar o Sr Berardo, o Sr Jardim Goncalves, O sr António Trindade, o Sr Jaime Ramos, O Sr Horácio Roque, o Sr Pestana, o Sr Jorge de Sá, etc, etc...

O que sei, porque foi tornado público, é que o Sr Gerónimo Martins já deu 1 milhão de euros e que alguns Bancos abriram contas com alguns milhares de euros, o que é importante mas não pode esconder o quanto será importante o contributo dos famosos.

E por falar em famosos quanto vai doar o Cristiano Ronaldo? E a Fátima Lopes? Era interessante saber, não acham?

Eu, assim como muitas pessoas anónimas, estamos a contribuir com o que podemos, desde a primeira hora, quando foi solicitado, leite, fraldas e roupas para o RG3. Muitos portugueses estão a contribuir com dinheiro e outros bens mas aqueles que podem ajudar mais onde estão?

A minha preocupação é que parte da ajuda solidária não seja canalizada para quem precisa e que,alguns abutres, é que dela beneficiem.

Vamos estar vigilantes porque muita agua vai correr debaixo das pontes sobre este assunto.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BASTA DE MENTIRAS!

Já cansa de sermos tratados como atrasados mentais.

Há 4 dias eram 42 mortos. No dia seguinte o chefe disse que era preciso diminuir a tragédia e lançou o número 37 como verdadeiro. A partir daí instalou-se a confusão de números, e o pior, com a informação, de que mais vítimas mortais estavam a ser encontradas todos os dias.

Ontem eram 18 desaparecidos e hoje publicam uma lista com 29 nomes de pessoas desaparecidas, sem uma explicação clara, sobre esta tão grande diferença.

O Presidente da CMF diz que já estão confirmadas 31 pessoas que morreram no Concelho. Pelo que tem sido dito já morreram nos outros Concelhos 18 pessoas. Como é que os 37, ou agora 39, estão certos?

É preciso levar a vida em frente, mas não é mentindo, e tratando a população desta maneira, que a vida vai ser melhor, depois desta tragédia.

Por muito menos já vimos, povos cultos, afastar governantes.

BASTA DE MENTIRAS! Digam a verdade!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sejam verdadeiros na tragédia! Porque nós merecemos!

Não tenho jeito de colocar imagens neste espaço, mas se calhar elas não fazem falta, porque são tantas as que correm na NET, que até já se repetem e confundem locais, concelhos e até freguesias.

Todos falam da tragédia que se abateu sobre a Madeira, e muitos até já estão armados em metereologistas e começam a dar palpites sobre o que ainda pode acontecer com as próximas chuvas. Por favor deixem essa questão para quem dela percebe e não lancem mais lenha para a fogueira, porque o pânico já se começa a instalar em muita gente, o que não ajuda em nada as pessoas e as Instituições que estão no terreno.

Já basta a vergonha que é a resposta da Secretária, porta voz do governo, em relação ao número de mortos. Mantem-se há 3 dias o mesmo número e todos os dias são descobertos mais corpos. Não sei o porquê desta situação, a não ser que em nome do turismo o governo queira esconder o verdadeiro número das pessoas que foram mortas com o temporal.

Mas com o diabo, porque acham que podem enganar a opinião pública? E as televisões que hora dizem uma coisa e depois dizem outra? E o DN que ontem afirmava que eram 48 e hoje já trás um ponto de interrogação? Compreendo que os dados estejam tão baralhados que os jornalistas já não sabem o que dizem porque não querem ser responsáveis na mentira.

Não sei porquê mas tudo isto parece um logro que não era necessário porque esta é uma tragédia, que não pode, e não deve, ser escondida de niguém até para no futuro ela servir de exemplo para que não se repitam os mesmos erros.

Já pensaram que as obras do regime de Jardim estão a cair como um castelo de cartas e eles já não sabem o que dizem a não ser ofender quem sempre disse que estavam a ser mal feitas?

E já agora não voltem a canalisar a Ribeira de S. João. Pelo menos na zona mais atigida. Tenham juízo porque a natureza já provou que não perdoa.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Tragédia e calamidade pública assolou a Madeira

Não consegui pregar olho esta noite. As imgens da imensa tragédia que assolou a Madeira não saem dos meus olhos. Há ocasiões na vida que tudo parece tão efémero, tão frágil e tão sem sentido. Foi tudo isso que senti perante tanta desgraça.

Senti-me revoltada com deus, com a natureza e sobretudo com os humanos que nos têm governado. A Madeira não merecia tanta desgraça. Os/As madeirenses não mereciam ver a sua terra transformada num local tão matratado.

Se há coisas que não poderiam ser previstas, como a intensa chuva que assolou a Região em tão curto espaço de tempo, existem outras que bem poderiam ter sido evitadas, e não é preciso ofender quem chama a atenção para elas, como está a acontecer, porque é tão criminoso quem comete o crime como quem ele consente. Tenham calma porque há lições que não podem ser tiradas em cima de acontecimentos tão penosos, é preciso saber esperar para a altura mais conveniente.

É preciso enterrar os mortes, tratar dos vivos, ajudar a reconstruir o que foi destruido para repôr empregos e fazer casas para colocar quem ficou desalojado. Precisamos de toda a ajuda. A polémica sobre os erros humanos não vai e não pode faltar.

Gostei do comportamento das autoridades nacionais. Senti-me portuguesa e senti que a Madeira, embora pelos piores motivos, também faz parte deste País, que quando quer, sabe ser tão solidário.

Obrigada aos muitos telefonemas de pessoas do Continente que recebi, é bom saber que temos amigos, mesmo longe.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Jornalistas sem alma!

Mais desemprego na Madeira! Num ano aumentou mais 45% e mais quase 5 mil pessoas. É muito numa terra como a nossa já existirem cerca de 15 mil pessoas desempregadas.

Só o Jornal da Madeira é que lê os números ao contrário e tem a distinta lata de informar em primeira página "que o desemprego baixou".

Há jornalistas que perderam por completo a vergonha. Não me venham dizer que o M.Angêlo foi obrigado a escrever uma mentira destas, e se foi, o que devia ter feito era ter-se recusado a enganar os leitores e desafiar, os responsáveis da mentira, a pôr-lhe um processo em tribunal. Mas a cobardia é muito maior que a ética profissional e isso foi o que se viu com uma notícia tão mentirosa e enganadora sobretudo dos "tolos" liderados pelo SRRHumanos.

Realmente já ninguém dá crédito ao JM, só o lêm por ser gratuito, e aí é que está o busilis da questão. Eu gostava de ver se o JM estivesse nas bancas, ao mesmo preço do DN, quem é que vendia mais e se sairiam muitas notícias como esta?

Acho que o Sindicato dos Jornalistas deveria debater situações como estas, porque a profissão está a ser, cada vez mais a ser posta em causa. Daqui a dias ninguém acredita em nada do que façam e do que dizem, pois nunca ouvi tanta crítica, como agora oiço, ao trabalho jornalístico. Lá foi o tempo que a profissão era credível e até uma espécie de poder. Agora está pela hora da morte o que é muito mau para a democracia e para a liberdade de informação.

Há muita submissão, muitas notícias controladas préviamente, muita falta de equilíbrio e de pluralismo nos debates. São quase sempre os mesmos, que já cansam e já chateiam, porque sabemos o que vão dizer, mesmo antes de abrirem a boca.

Está a faltar irreverência e investigação a sério. Que saudades tenho dos trabalhos da R.Martins!
Está a fazer falta o jornalismo com alma, a sério...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Amargura custa 21 mil euros por mês.Coitadinho!

Se há coisas que me chateiam e até me fazem azia é a hipocrisia. Não gosto de sentir que estou a ser tratada como se fosse muito burra.

Pois foi tudo isso que senti, quando ontem, as televisões anunciaram que o senhor Victor Constâncio, estava amargurado, por deixar Portugal, para ir para o Banco Europeu ganhar 21 mil euros por mês.

E ainda vêm alguns socialistas, nos seus blogues, pedir uma redução dos salários dos políticos cuja maioria, a começar pelo próprio Primeiro Ministro, não ganha nem metade do que vai ganhar este senhor, que já teve a distinta lata de considerar que o subsídio de desemprego era demasiado alto.

Ele foi muito mau em Portugal porque não soube fiscalizar os bancos como deveria ter feito e o prémio é ser exportado para fora e ganhar, num mês, um ordenado que um desempregado, se calhar, nunca vai ganhar na vida.

E ainda há quem peça solidariedade para com este tipo de pessoas. Tenham a santa paciência mas nem a luta para derrubar AJJ pode calar esta vergonha. Já não bastava o DB agora temos mais um cromo Europeu que foi premiado pela sua incompetência. Como eles afinal são tão iguais...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Os Polvos e os Polvinhos

Grande polémica anda por aí sobre Polvos e Polvinhos que querem controlar a comunicação social.

Parece que todos têm razão. Os que dizem que o Sócrates e o seu Governo queria, sobretudo, calar as vozes incómodas, cuja mais alta erguia-se no jornal de sexta da TVI, e os que dizem que na Madeira o Polvo, já controla quase tudo, através do Governo Regional e do seu Presidente AJJ.

Gostaria de recordar que, quando muita gente da oposição reclamava desta situação, os que agora se mostram muito escandalizados, com os factos referidos, não davam muita atenção e muitas vezes disseram que os dirigentes opositores, só sabiam fazer-se vítimas, para desculpar a sua incompetência de não conseguir dar a volta a esta situação. Muitas vezes as suas acções e preocupações são tratadas de forma escandalosa, com pouca importância porque não são poder e está tudo dito.

É fácil falar dos sentimentos dos outros, apelidando-os de tudo e mais alguma coisa, quando eles não nos toca a nós, mas quando é ao contrário, aí cai o Carmo e a Trindade. Por um lado ainda bem que assim é, pelo menos parece que algumas consciências estão a querer acordar, lá e cá.

Bem- vindos ao Clube!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

E a Autonomia meus senhores e senhoras?

Tenho muitas dúvidas, engano-me muitas vezes, leio jornais e oiço notícias, não sou como o outro que não fazia nada disto e que agora quer ser o fiel da balança deste país, que para o meu gosto está cada vez pior.

Como oiço muitas notícias e acompanho alguns debates o que tenho visto e ouvido em relação à lei das finanças regionais tem estado muito vazio da Autonomia, quer dos que a aprovaram quer dos que votaram contra.

Então já se esqueceram que os madeirenses foram desprezados pelo fascismo e foram tratados como uma colónia? A Madeira era a Região mais pobre do País e que foi a Autonomia que veio repôr a justiça na CRP aprovada por unanimidade dos Deputados Constituintes em 1976?

Já se esqueceram que as transferências do Estado para as Regiões Autónomas é uma questão de repôr uma justiça, e não é uma esmola do Estado que nos abandonou durante tantos anos?

Se o dinheiro tem sido mal gasto, se as prioridades têm estado erradas, se o Presidente do Governo Regional é um mal agradecido ao 25 de Abril, que proporcionou uma outra visão do Estado para com as nossas especificidades, se ele é malcriado com os restantes cidadãos portugueses, o que temos que fazer é calar-lhe a boca tirando-o do poder, mas por favor não confundamos isso com a Autonimia a que temos direito, por vivermos em Ilhas rodeados de mar por todos os lados.

Acho que há uma grande confusão sobre os nossos direitos autonómicos no meio desta discussão toda. Ainda há quem julgue que nos está a fazer um grande favor e ainda há os que julgam que ter opinião e defender a Autonomia é fazer o jogo ao poder regional.

A ignorância é triste e ainda é mais triste tratar os outros como se fossem muito burros. Enfim é este o País e a Região que temos e nos caíu na rifa para viver mas que irrita tanta arrogância de gente que se julga culta mas que afinal é tão ignorante que até dá pena. Enfim...A luta continua!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Tão iguais que eles são...

Com que Então o governo da República não vai acatar a decisão do Parlamento em relação à LFR?

Basta que Sim. Agora os poderes ficam invertidos, não é a Assembleia que "manda" no Governo mas é o Governo que manda na Assembleia. Onde é que eu já ouvi isto? Onde é que eu já vi isto?

E ainda mandam Farpas contra as maiorias autoritárias que na Madeira fazem escola há tantos anos.

Tenham a santa paciência mas não nos tratem como se fôssemos muito burros! Olhem para a sua casa e pensem o seguinte: como é que querem que alguém acredite que um dia serão uma alterenativa credível? Nem no dia do sem nunca...

Nem mesmo com a ajuda da LB e da VM que usam a última página do DN/L para dizer mal da oposição madeirense que elas bem se colam quando precisam de tachos. Cala-te boca...