domingo, 7 de junho de 2009

Desabafo em dia de eleições

Parece que a abstenção vai ser muito grande nas eleições Europeias. Às vezes não sei o que é que as pessoas pensam da democracia.

Antes do 25 de Abril não podíamos votar e era meia dúzia de ditadores que decidiam a nossa vida, agora que temos o poder de decidir, ainda existe muita gente a deixar, que sejam cada vez menos a decidir os destinos da Europa.

Dizem que os partidos não esclareceram e ficaram na "bancada" a ver a banda passar e se calhar vão ser os primeiros a dizer mal e a reclamar.

Estou farta de tanta irresponsabilidade e de tanta falta de cultura. Todos sabemos que sem os partidos não existe democracia, e, se os que existem não prestam, então formem outros e avancem com alternativas, mas não estejam sempre a bater no mesmo "ceguinho" e a continuar a lavar as mãos como se não tivessem a ver nada com o que se passa.

Independentemente dos resultados que tiver o partido em que votei, acho que o meu voto foi útil e tive o máximo prazer, em poder decidir, sobre o que quero para a Europa.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vou votar Domingo porque sei o que quero para a Europa

Ao contrário de muitos colegas Bloguistas eu sei em quem vou votar no próximo Domingo e vou fazê-lo com convicção e com muita honrra.

Não só, porque sei o que quero, como também, porque sei quem é capaz de defender as minhas aspirações, nessa casa tão imensa, como é o Parlamento Europeu. Quero escolher deputados que têm causas e sei que eles existem, basta querer votar e saber o que se quer, para a que a Europa seja mais democrática e mais social.

Quero uma Europa de Paz e não de guerras, que diga não implantação de Radares na nossa Terra.

Quero uma Europa que respeite o ambiente e que diga não à destruição dos lugares mais bonitos da minha Região, como alguns querem fazer no Rabaçal.

Quero uma Europa onde os interesses das pessoas que trabalham estejam sempre em primeiro lugar, sem despedimentos fraudulentos e sem traficâncias, onde ao fim de 40 anos de descontos para a segurança social as pessoas que trabalham possam requerer a reforma para dar lugar à entrada de jovens no mercado de trabalho.

Quero uma Europa sem Off Shores e Praças Financeiras, que permitem enganar os indices de riqueza da Região, retirando-lhe os mecanismo de apoio, a que deveria ter direito, por continuarmos a ser uma das Regiões mais pobres da Europa.

Quero uma Europa onde não exista discriminação salarial e onde os salários sejam mais equilibrados, onde seja proibido existir um Administrador duma empresa a ganhar num mês aquilo que um trabalhador não ganha em 20 anos.

Quero uma Europa onde exista uma verdadeira igualdade de oportunidades entre mulheres e homens e onde os direitos da maternidade e paternidade sejam implementados e respeitados.

Quero eleger deputados e deputadas que me dão garantia que vão defender, estas e outras ideias, que farão dos Europeus pessoas mais felizes.

Por isso não tenho dúvidas que o meu voto só pode ser nos candidatos e candidatas que sem demagogia defenderam estas ideias para a Europa.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AJJ apoia Condecoração de Cavaco a Rui Nepomuceno

Acabei de ouvir na RTP/M grandes elogios do Dr Alberto João Jardim à condecoração que o Presidente Cavaco Silva decidiu fazer ao Dr Rui Nepomuceno, conhecido dirigente do PCP Madeira.

De repente lembrei-me da posição do PSD quando o Presidente Jorge Sampaio condecorou com a Ordem da Liberdade o Líder, da então UDP, Paulo Martins.

Para os que acompanharam as notícias em 2003 lembram-se do comunicado emitido pela Comissão política do PSD, com Miguel de Sousa em porta voz, a dizer cobras e lagartos do homenageado, a regeitar a homenagem, porque entre outras coisas ele era um "reles comunista" que nunca tinha lutado pela Madeira e pela Autonomia.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mudam-se as caras dos homenageados, e já o Dr AJJ considera um comunista, um lutador, grande dialogante, colaborador da autonomia, etc, etc...

Ele lá sabe porquê...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia da Criança todos os dias já!

Não podia deixar de falar no dia da criança, ou não fosse eu a Mafalda, que conforme "reza a lenda", tem sempre sete anos de idade.

Acabei de ouvir no telejornal da RTP/M que a Cáritas apoia 300 crianças por mês que estão carenciadas de tudo, desde roupa, brinquedos, comida e que provêm de famílias Monoparentais.

Há dias foi divulgado, o número em crescendo, de pedidos de ajuda de jovens mães adolescentes à Associação Centro da Mãe que deseja um espaço maior para poder dar mais ajuda a quem precisa de ajuda.

Estes são os casos divulgados, mas todos sabemos que os números são bem mais elevados, existindo muitas mais crianças que sofrem em silêncio, e às vezes fazendo um ruido muito mal compreendido, pelos adultos que os rodeiam.

Fico impressionada com esta situação e mais revoltada ainda por continuar a existir tanta carência no grupo de pessoas que deviam ser as mais protegidas na sociedade.

Colocar um filho no mundo é uma grande responsabilidade, por isso mesmo devia ser obrigatório, "assinar um contrato de responsabilidade", para que cada pessoa que decida ter filhos, tenha que saber que tem obrigações, que nunca podem ser postas de lado, independentemente das situações pessoais que possam acontecer nas suas vidas.

Dizem que as crianças são o melhor do mundo, então que sejam criadas condições para que todas possam viver melhor e para que todos os dias sejam da criança.