quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Conselhos ao Primeiro Ministro de uma contestatária!

Estava eu à espera de ouvir a declaração do Primeiro Ministro, anunciada para as 17h e 45 minutos, mas nada. Passou-se mais 27 minutos quando o Senhor apareceu, e sem pedir desculpa pela demora, disse o que já tinha dito, não acrescentou nada a não ser se fazer de vítima, coisa que ele gosta muito e já lhe rendeu muitos votos em 2005.
Mas cuidado senhor Primeiro Ministro, é melhor dar explicações mais completas, porque os Portugueses de hoje não pensam da mesma maneira. Olhe que hoje existem muitas pessoas interessadas em envolvê-lo em trapalhadas, é melhor levar o assunto a sério e provar que nada tem a ver com as acusações ( insinuações) que lhe fazem e não ficar a fazer declarações genéricas que não dizem nada nem provam nada a ninguém e muito menos aos Portugueses que já estão fartos de se tratados como burros.
Por muito menos já vimos outros, não só pedirem a demissão, como serem substituidos pelo próprio partido, por isso tenha mais cuidado e vá preparando-se para ser mais claro, o País exige e merece essa atenção.
E aos seus fieis apoiantes, que estão espalhados pela blogosfera, aconselho a que não finjam que não estão a ver nada, porque o pior cego é aquele que não quer ver.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mais dinheiro para a investigação na saúde !

Tenho muito medo da morte. É fria, é triste e é assustadora.
Por isso causa-me agonia tudo o que lhe diga respeito.
A notícia da morte da rapariga Brasileira devido a uma infecção bacteriana causou-me arrepios.
Como é possível que em pleno século xx1 ainda coisas destas possam acontecer? Confesso que desconhecia por completo este tipo de problema e fico arrepiada só de pensar no sofrimento desta jovem mulher e dos seus familiares.
Na era das descobertas científicas o facto de continuarem a existir problemas destes, que não têm resposta médica, causa-me grande apreensão, assim como o facto de continuarem a morrer pessoas com doenças para as quais ainda não foram descobertas curas, como a Sida.
Ainda hoje li uma reportagem no DN que faz pensar no quanto por vezes somos egoistas ao não conseguirmos valorisar a vida e sermos mais solidários com os que sofrem. A vida daquele homem que guardou para si o problema que descobriu, era ainda criança, é uma lição de vida terrível que pelo menos nos deixa pensar.
Em vez dos Governantes do mundo andarem preocupados com guerras e com milhões gastos na especulação deviam estar preocupados em investir na ciência, na investigação e na descoberta da cura para os males que afligem a humanidade.
Sei que não é fácil curar todos os males mas pelo menos amenizá-los já seria muito importante.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Aumento do desemprego: Afinal quem mentiu? Onde páram os Sindicatos?

Muita polémica gerou um famoso cartaz que foi colado por um partido político que chamava mentiroso ao secretário Brazão de Castro colocando-o com um nariz igual ao do Pinóquio.
Por informações da própria comunicação social soubemos que até processos foram colocados em tribunal. Mas agora perante este aumento estrondoso do desemprego na Região chegou a altura de perguntar:afinal quem era mentiroso? Afinal quem quis tapar o sol com a peneira? Afinal quem merecia um processo em tribunal por enganar os Madeirenses?
Lamentavelmente os números são tão assustadores que não enganam ninguém e por isso mesmo um governante que, não é capaz de falar verdade e de iludir as pessoas com coisas tão sérias, devia ser posto a andar do Governo porque já não é competente para estar num lugar tão sensivel e tão importante como o emprego.
Mas já agora como é possivel haver um aumento de desmpregados, de um mês para outro, Novembro para Dezembro foram mais quase 500 pessoas, sem que se ouvisse denúncias dos sindicatos sobre esta situação? Onde pára o espírito sindical de solidariedade? Onde pára a luta sindical combativa e revolucionária? Onde pára a União dos Sindicatos? Que andam a fazer os seus dirigentes? Onde páram as Centrais Sindicais que têm representação na Madeira?
São muitas perguntas que atravessam o meu pensamento e que na verdade também me preocupam pois sendo verdade que são os governantes os primeiros e principais responsáveis pela situação criada, sobretudo porque têm faltado alternativas concretas para mudar a situação, também é verdade que é preciso que os sindicatos cumpram o seu papel de defender em todas as circuntâncias os interesses de quem trabalha e fazer a denúncia dos despedimentos é fundamental.
Sei que vivemos situações dificeis e que não deve ser fácil o trabalho sindical, nunca foi, mas se ele falha os trabalhadores estão bem piores e é isso que preocupa, sem dúvida, porque para irresponsabilidade já basta a de Brazão de Castro e do seu Governo de 32 anos, que já cheira a mofo...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Optimismo Americano e Pessimismo Português

A comunicação social não fala de outra coisa, é Obama para aqui é Obama para acolá, são debates, são entrevistas, etc...
E é impressionante as análises que se ouvem. O discurso de Obama parece que agradou a todos, pretos, brancos, amarelos, Democratas e republicanos, esquerda e direita, etc...
Como sou desconfiada por natureza fico a pensar em que falhou o discurso para ser tão abrangente, ou se calhar não falhou e são os comentadores que fazem as suas interpretações subjectivas, com todos nós, a esta distância, não só de cultura mas também de postura perante os problemas e perante a vida.
Não sei o que Obama vai mudar de facto, estou na especativa mantendo alguma esperança que alguma coisa mude, de facto, mas que os Americanos sabem dar a volta por cima e sabem levantar a auto estima lá isso sabem e talvez não nos fizesse mal aprender alguma coisa com eles.
Gosto de optimismo, gosto de gente que vai à luta e não fica de braços cruzados, gosto de contestar mas também gosto de participar, e desse ponto de vista acho que a vitória d Obama e a sua tomada de posse foi uma pedrada no charco deste Mundo e deste País, deprimido e pessimista.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Os números da depressão governativa e a luta dos Professores

Afinal parece que ainda estamos pior do que tinha anunciado o governo.
Hoje todos os meios de comunicação não falam de outra coisa que não seja os números da nossa desgraça. E é ver todos darem opinião e há números para todo o gosto, mas todos a puxar para baixo a nossa economia, o desemprego e o famoso défice que justificou todas as medidas anti-populares que o Governo liderado por Sócrates tomou nos últimos anos.
Não sei explicar mas perante tanta depressão apetece-me falar de coisas melhores como a luta dos Professores que continua, no Continente, a ser o melhor exemplo de resistência na actual situação. felizmente que deles também se fala hoje, acho mesmo que foram eles que salvaram o meu dia de tanta "depressão governativa".
Eles e o meu Sporting que parece que finalmente está a encontrar o seu caminho e os golos até abundam para animar. Oxalá fosse assim para o campeonato e que os "Portistas"( não de PP) este ano pudessem sentir quanto sofre uma Sportinguista, e não só...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

As Mulheres sabem decidir sobre os seus Amores!

Ninguém devia sentir-se no direito de dar ordens às mulheres sobre, quem amar ou "desamar".
Vem isto a propósito do que disse o Cardeal Patriarca sobre as mulheres Portuguesas que decidam casar com Muçulmanos. "Estão metidas em sarilhos disse o Religioso católico". E as que casam com católicos que até se acham no direito de lhes tirar a vida como aconteceu com as 45 mulheres que foram assassinadas em Portugal em 2008? E o que fazem os religiosos? Apelam ao perdão?
As mulheres é que devem decidir quem são os seus amores e até os seus "desamores" para também assumirem as suas responsabilidades e não culparem ninguém pelas suas opcções. As mulheres como os homens não precisam de conselhos, precisam é de assumir as suas opcções de forma a que as mesmas vão de encontro à sua emancipação.
Mas nas coisas do amor muitas vezes os corações não são muito emancipadores e depois as coisas complicam-se e vêm os sarilhos de católicos, protestantes, muçulmanos, etc...
A mim o que me causa impressão são as opiniões concordantes com os avisos "amigáveis" do CP e até as opiniões que passam um atestado de menoridade às mulheres como se estas não tivessem o direito de pensar pela sua própria cabeça.
Sempre me repugnou este tipo de atraso cultural que coloca as mulheres como seres manobráveis sem opinião própria dependentes até dos líderes religiosos.
A minha contestação a este tipo de mentalidade fica aqui registada, pelo menos para que conste...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O negócio do futebol e a vitória de CR

Cristiano Ronaldo foi um justo vencedor do melhor do mundo e por isso os meus parabéns. Pelos critérios estabelecidos foi o que marcou mais golos e por isso não poderiam dar a outro o prémio.
Mas esta satisfação não me faz desistir de criticar todo o negócio que anda à volta do futebol.
Já pensaram nos milhões que este e outros jovens jogadpres ganham e fazem ganhar aos empresários que andam à sua volta? Já pensaram nas dívidas que os grandes clubes de futebol, nomeadamente o de Cristiano Ronaldo, acumulam? Ainda ontem ouvi dizer, no Telejornal, que o Manchester tem uma divida superior à dívida da Madeira.
Porque será que pouco se fala desta questão?Porque será que se fala tanto no dinheiro que vai ser gasto com as campanhas eleitorais, que é uma ninharia comparado ao que ganha numa campanha de publicidade CR, e não se comenta os milhões que o futebol faz mover e pelo que se ouve dizer, alguns deles são para lavar dinheiro sujo.
É verdadeiramente impressionante a prioridade das preocupações e das criticas da comunicação social, e a dualidade de critérios, que são alimentados por muitos politicos, que parecem ter vergonha de se opôr e de explicar que a democracia tem gastos, por acaso menores que a ditadura, que só com as policias politicas gastava mais dinheiro do que com as eleições.
É obesceno tudo isto e é por isso que o conto de fadas do futebol não ocupa um lugar de destaque nas minhas prioridades.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O verdadeiro Amor é o dos Pais afectivos

Estou revoltada com a solução do tribunal de entregar, à falsa fé, a Esmeralda ao pai biológico cortando todos os laços de afectividade com os pais que a criaram e lhe deram amor.
Mas afinal que justiça é esta que "em nome dos superiores interesses da criança" permite uma situação destas?
Não foi o pai biológico que não quis saber da menina quando esta decidiu nascer no ventre da mãe? Não foi ele que as abandonou à sua sorte e agora vem reclamar "o que é seu" como se a criança fosse uma propriedade?
E que moral teve a Juiza para decidir de forma "sorrateira" afastar a criança daqueles que foram realmente os seus verdadeiros pais?
É contra este mundo de injustiças que eu me revolto e dou por mim a pensar na infelecidade que deve estar a ser a vida desta menina que foi retirada do verdadeiro afecto e amor.
Não basta a ligação biológica é necessário muito mais para fazer uma criança feliz. A Srª Juiza não sabia isso?

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

75 cêntimos de aumento na comparticipação das consultas é um escândalo

75 cêntimos é o aumento da comparticipação da segurança social nas consultas médicas.
O preço da consulta passa de 50 para 55 euros e a comparticipação passa de 7,5 euros para 8,25.
A isto eu chamo um verdadeiro escândalo. Existe tanto dinheiro para aumentar as verbas para os partidos, que poderiam viver com as verbas anteriores, existe milhões para pagar a jogadores profissionais, que deviam ser sustentados pelos clubes que os contratam, existe dinheiro para dar subsídios e avales a tudo o que mexe nesta terra, e só não existe dinheiro para ajudar as pessoas a ter o acesso a cuidados de saúde.
Se o serviço de saúde fosse operacional e desse respostas rápidas quando fosse preciso, compreendia-se que até não ouvesse comparticipação, mas pelos relatos que são públicos e que todos conhecemos muitas vezes não há outra solução que não seja a de recorrer ao privado. Então se pagamos impostos devemos ter direitos e um deles deveria ser o acesso aos serviços de saúde.
É por isso que a comparticipação pública da segurança social devia ser maior, pelo menos igual à comparticipação da ADSE que é cerca de 40% do custo da consulta.
É verdade que vivemos épocas difíceis mas as maiores dificuldades continuam a ser sempre sobre os mesmos e isso deveria originar mais revolta porque a passividade é o pior que há.
Fica aqui lavrada a minha revolta e a minha contestação!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Guerra na Palestina. Que Deus é este?

Estou aterrorizada com as imagens da guerra movida pelo governo de Israel contra
a Faixa de Gaza onde residem os Palestinianos.
É impressionante as mortes de inocentes que estão a acontecer, onde por um morto Israelita morrem 100 Palestinianos.
E que fazem os outros países? E que diz o novo Presidente dos EUA? Nada!
Como é possível que o governo Israelita não obedeça a ninguém, que se lixe para as resoluções aprovadas pela ONU e que Obama, que foi um sinal de esperança na América, esteja a assobiar para o lado como se não se estivesse a passar nada, quando todos sabem que o armamento utilizado por Israel foi cedido pelos EUA.
E a UE, que tem dado tanto dinheiro para construir as infraestruturas em Gaza, esteja a assistir à sua destruição por Israel, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.
Meu Deus, que mundo é este onde acontece tanta injustiça, onde morrem tantas pessoas que nada têm a ver com os interesses belicistas da guerra, onde um povo tão antigo não tem direito a viver em paz e com dignidade.
Que Deus és tu que admites que em teu nome esta guerra nunca mais tenha fim? Que em teu nome se faça tanto negócio de armas e de material bélico?
É por estas e por outras que a minha fé está cada vez mais abalada e que não acredito num Deus que deixa que tudo isto aconteça.
É por estas e por outras que não acredito nas declarações formais dos Governos, que na práctica sabem que não vão alterar nada e que não mechem uma palha para alterar a situação, em nome de interesses egoistas que são contra os interesses dos povos de Israel e da Palestina.
A Comunidade Internacional é uma autêntica "fraude" nestas situações. Confiemos que os povos do mundo se revoltem contra esta guerra e que por cá também se possa fazer alguma coisa...
E a blogosfera, sobretudo a madeirense, quando vai começar a se revoltar contra tudo isto?...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Discursos vazios de politicos de palavra fácil

E lá estamos no ano novo mas sempre com a mesma lenga lenga da crise que já aborrece até os mais cépticos.
Foram os discursos do Primeiro Ministro no Natal, agora veio o Presidente da República a armar-se em figura, acima de qualquer suspeita, como se isso fosse possivel, dizer que Portugal está no limite de derrapar se não tomar medidas para salvar a economia.
Antes do discurso tinha acabado de mandar publicar, sem qualquer vacilação, as alterações ao estatuto dos Professores, marimbando-se para a grande contestação que estes fizeram em 2008 e que tudo indica vai continuar em 2009.
Com este tipo de politicos não dá vontade de vencer crise nenhuma e apetece confrontá-los com as suas palavras e pô-los a fazer um estágio, nem que seja só por 6 meses, para ver como é que eles sobreviveriam.
Para o Primeiro Ministro, que todos os dias nos incomoda quando estamos a jantar, gostaria que ele vivesse com o salário médio de um português e que pagasse todas as contas que esse português paga para poder viver, sem mais qualquer rendimento. Depois que preste contas ao País e talvez aí consiga entender que é necessário aumentar os salários e as pensões se quer que os portugueses tenham uma vida melhor.
Para o Presidente da República era confrontá-lo com a obrigatoriedade de apresentar alternativas concretas para os problemas da economia do país, não só com palavras vagas de quem não tem responsabilidades. Também devia ser obrigado a prestar contas do apoio que deu, e teve, dos banqueiros corruptos que cometeram graves crimes e de quem agora o PR nem quer ouvir falar. Para ser coerente o Presidente devia pedir desculpa ao país por ter tido amigos desses.
Estou farta destes politicos de palavra fácil mas com discursos de conteúdo vazio que não altera nada. É por estas e por outras que as pessoas não gostam da politica. É pena porque é a politica que decide toda a nossa vida.
Sobre os politicos regionais fica para o próximo post, eles não perdem pela demora...